Países europeus querem restringir redes sociais para menores de idade

Aliança entre França, Espanha e Grécia pressiona por ação conjunta da União Europeia para tornar obrigatória a verificação de idade nas redes sociais

Imagem: Ground Picture/Shutterstock

Compartilhe esta matéria

França, Espanha e Grécia estão unindo forças para pressionar a União Europeia por regras mais rígidas sobre o uso de redes sociais por menores de idade.

A proposta, discutida em um documento obtido pela Bloomberg, prevê a obrigatoriedade de sistemas de verificação de idade em todos os dispositivos com acesso à internet.

A iniciativa visa plataformas como Facebook (da Meta) e X (de Elon Musk), e será discutida formalmente em uma reunião com ministros digitais da UE no dia 6 de junho.

Ação visa proteger saúde mental dos jovens

  • O presidente francês Emmanuel Macron destacou que há fortes evidências do impacto negativo das redes sociais na saúde mental dos jovens e defendeu a necessidade de protegê-los.
  • A proposta inclui também o desenvolvimento de “designs apropriados para a idade” e restrições a recursos considerados viciantes, como vídeos com reprodução automática, pop-ups e algoritmos de conteúdo personalizado.
  • Os três países argumentam que a ausência de mecanismos eficazes de verificação de idade inviabiliza a aplicação de restrições, e querem usar o peso econômico do bloco europeu — com seus 450 milhões de consumidores — para forçar empresas de tecnologia a adotarem soluções concretas.
  • Eles também defendem a exigência de uma identidade digital real para cada usuário, como forma de impedir que menores acessem conteúdo impróprio.
criancas
Autoridades destacam riscos psicológicos e pedem medidas urgentes para proteger crianças e adolescentes online – Imagem: Zivica Kerkez/Shutterstock

Leia mais:

Medida já foi aprovada na Austrália

Outros países já adotaram medidas semelhantes. A Austrália, por exemplo, definiu idade mínima de 16 anos para uso de redes sociais, com vigência prevista para dezembro.

Contudo, a proposta europeia pode intensificar tensões com os Estados Unidos.

O governo Trump tem se alinhado com grandes bilionários da tecnologia, como Elon Musk e Mark Zuckerberg, e resiste a regulações mais severas vindas da Europa. Enquanto isso, a Comissão Europeia e alguns países do bloco já testam projetos-piloto para reforçar o controle parental.

Crianças sentadas e mexendo em celulares
Países europeus defendem redes mais seguras e adequadas para diferentes faixas etárias – Imagem: Ground Picture/Shutterstock
Leandro Costa Criscuolo

Colaboração para o Olhar Digital

Leandro Criscuolo é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Já atuou como copywriter, analista de marketing digital e gestor de redes sociais. Atualmente, escreve para o Olhar Digital.

Postagem Relacionada

Copyright © 2024 Jornal Vertente

Jornal Vertente
Visão geral da privacidade

Este site utiliza cookies para que possamos fornecer a melhor experiência possível ao usuário. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e desempenham funções como reconhecer você quando retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.