Estes alimentos podem interferir nos medicamentos que você toma

Alguns alimentos que sabidamente trazem benefícios para a saúde podem acabar reduzindo a eficácia de medicamentos. É o que aponta um novo estudo realizado por pesquisadores da Universidade do Mississippi, nos Estados Unidos.

A canela, por exemplo, é rica em antioxidantes, pode reduzir a inflamação, ajuda a regular os níveis de açúcar no sangue, reduz o risco de doenças cardíacas e até melhora a função cerebral. No entanto, ela também pode acelerar a eliminação de algumas drogas do corpo.

Canela pode reduzir efeito de alguns fármacos

  • De acordo com o estudo, publicado na revista Food Chemistry: Molecular Sciences, o cinamaldeído ativa receptores que aceleram a forma como os medicamentos são eliminados do corpo, o que pode torná-los menos eficazes.
  • A descoberta acende um sinal de alerta sobre como a canela interage com algumas medicações modernas.
  • Há, ainda, evidências de que o alimento pode aumentar o risco de sangramento quando consumido junto com anticoagulantes.
  • Isso provavelmente se deve ao fato de a cumarina afetar as enzimas hepáticas responsáveis pela decomposição de medicamentos como a varfarina. 
  • Algumas pesquisas também sugerem que a canela pode interagir com outros medicamentos, incluindo analgésicos, antidepressivos, medicamentos anticâncer e medicamentos para diabetes.
Canela pode aumentar o risco de sangramento quando consumida junto com anticoagulantes (Imagem: amphaiwan/Shutterstock)

Leia mais

Outros exemplos de interferências em medicamentos

Outro tempero com riscos potenciais é a cúrcuma. Conhecida por sua cor amarela viva e pelo uso na culinária e na medicina tradicional, ela contém curcumina, um composto conhecido por seus efeitos anti-inflamatórios e antioxidantes.

No entanto, este alimento pode afetar a forma como alguns medicamentos são metabolizados, principalmente por interferir nas enzimas hepáticas. Isso significa que ela poderia potencialmente interagir com antidepressivos, medicamentos para pressão arterial, quimioterápicos e determinados antibióticos.

Projeto reconhece direito de pacientes do SUS receberem medicamentos após alta hospitalar
Alguns remédios podem perder eficácia por conta da dieta do paciente (Imagem: Toonus/Shutterstock)

Já o gengibre, que tem efeitos contra enjoos e inflamações, pode agir como um anticoagulante leve, o que significa que combiná-lo com anticoagulantes pode aumentar o risco de sangramento. Existem ainda algumas evidências de efeitos negativos quando o alimento é consumido junto a medicamentos antidiabéticos.

As informações fazem parte de artigo escrito pela pesquisadora Dipa Kamdar e publicado no portal The Conversation. Apesar dos alertas, a grande maioria desses efeitos foi observada quando houve consumo em altas doses.

Se estiver tomando medicamentos, especialmente anticoagulantes, remédios para diabetes ou quimioterápicos, vale a pena conversar rapidamente com seu médico ou farmacêutico antes de iniciar qualquer novo suplemento de ervas. No entanto, para a maioria das pessoas, o uso de temperos em quantidades culinárias típicas é seguro e uma maneira deliciosa de adicionar sabor e possíveis benefícios à saúde em suas refeições.

Dipa Kamdar, pesquisadora da Kingston University

Postagem Relacionada

Copyright © 2024 Jornal Vertente

Jornal Vertente
Visão geral da privacidade

Este site utiliza cookies para que possamos fornecer a melhor experiência possível ao usuário. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e desempenham funções como reconhecer você quando retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.