A semana começou gelada no Centro-Sul do Brasil. Esse friozinho nas primeiras horas do dia deve continuar pelo menos até a metade da semana. Para o Norte e Nordeste, a previsão do tempo estima bastante chuva.
No Centro-Sul (Sul, Sudeste e Centro-Oeste), manhãs seguem frias e tardes ficam mais agradáveis num clima típico de outono. O céu limpo à noite e a pouca nebulosidade ajudam a esfriar mais durante a madrugada e a esquentar ao longo do dia.
No Norte e Nordeste, tempo fica instável por conta do avanço de uma frente fria e da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT).
De avanço de frente fria a chuva forte: confira a previsão do tempo para esta semana no Brasil
No Sul do Brasil, depois de a região enfrentar chuva forte e ventania com a passagem de uma frente fria, o tempo deve ficar mais firme ao longo da semana, segundo a Climatempo. Um sistema de alta pressão vai inibir a formação de nuvens carregadas e a maioria das áreas terá sol e pouca nebulosidade.
O frio intenso do último fim de semana, que provocou geada e temperaturas abaixo de zero na serra catarinense, vai perdendo força. As tardes ficarão mais quentes, mas as manhãs e noites ainda seguem frias. Também pode haver formação de nevoeiro, principalmente nas áreas serranas e em vales.
Apesar do tempo seco nesta semana, uma nova frente fria pode voltar a trazer chuva para o Rio Grande do Sul no próximo domingo (18).
Na cidade de São Paulo (SP), o tempo fica seco, com madrugadas frias e tardes quentes. A mínima prevista para terça-feira (13) é de 15 °C, com máxima de 22°C, enquanto na quarta–feira (14) os termômetros devem variar entre 13 °C e 24 °C.

No Distrito Federal, o frio persiste nas madrugadas, com mínimas entre 15 °C e 16 °C e tardes amenas, com máximas entre 23 °C e 26 °C ao longo da semana. O tempo permanece firme nas capitais do Centro-Sul, sem previsão de chuva, de acordo com a Climatempo.
Já para o litoral do Nordeste, a Climatempo aponta que o avanço de uma frente fria nesta terça deve manter o tempo instável. Bahia, Sergipe e Alagoas devem continuar com muita chuva ao longo da semana.
- O litoral baiano é a região mais preocupante, pois já teve volumes elevados de chuva no início do mês.
A previsão é de chuva forte e contínua, principalmente no litoral sul da Bahia e também em cidades como Aracaju (SE) e Maceió (AL). Os acumulados podem chegar a 120 milímetros até o fim da semana.
Leia mais:

No Norte do país, maio ainda é mês de muita chuva. A ZCIT, junto ao ar quente e úmido da região, favorece os temporais. Estados como Roraima, Amapá, Amazonas e Pará terão pancadas de chuva frequentes, especialmente à tarde e à noite.
- Para quem não sabe: A ZCIT é formada pelo encontro de ventos na região do Equador. E costuma provocar chuvas intensas nas regiões Norte e Nordeste, segundo o Inmet.
Para esta terça, há alerta de temporais em Roraima, norte e noroeste do Amazonas, noroeste do Pará e extremo norte do Amapá. Também pode chover forte em outras áreas do Amazonas e do Pará, com raios e ventania.