Como a IA pode revolucionar a previsão do tempo

Pesquisadores criaram um novo sistema que utiliza IA e poderia substituir completamente os métodos atuais de previsão do tempo

Imagem: Anggalih Prasetya/Shutterstock

Compartilhe esta matéria

Já estamos sentindo na pele os efeitos das mudanças climáticas. Fenômenos cada vez mais intensos têm sido registrados, causando destruição e incontáveis mortes ao redor de todo o mundo. E os cientistas são categóricos: estes eventos se tornarão cada vez mais extremos.

Por isso, é importante estarmos preparados para minimizar os prejuízos, o que significa ter uma capacidade maior de prever os acontecimentos climáticos antes que eles ocorram. Neste sentido, a inteligência artificial pode ser uma importante aliada.

Países mais pobres estão vulneráveis

  • Sistemas cada vez mais complexos são capazes de fazer milhões de cálculos e antecipar possibilidades.
  • Estas tecnologias até já são utilizadas, mas ficam restritas aos países desenvolvidos.
  • Já as regiões mais pobres do planeta, onde os estragos causados por fenômenos climáticos extremos tendem a ser maiores, continuam vulneráveis.
  • Um cenário que agora pode mudar a partir de uma invenção de pesquisadores da Universidade de Cambridge, na Inglaterra.
  • As informações são do The Guardian.
Enchentes no Rio Grande do Sul, do ano passado, poderiam ter sido evitadas com o uso do novo sistema (Imagem: reprodução/redes sociais)

Leia mais

Previsão do tempo está passando por uma revolução

Os cientistas usaram a IA para criar previsões meteorológicas avançadas. Segundo eles, este novo sistema supera a capacidade dos supercomputadores e é milhares de vezes mais rápido, precisando apenas da energia de um laptop.

A nova tecnologia foi descrita na revista Nature. A Aardvark Weather, que tem o apoio do Instituto Alan Turing, da Microsoft Research e do Centro Europeu de Previsões Meteorológicas de Médio Prazo, afirma que seu sistema poderia substituir completamente os métodos atuais de previsão do tempo.

Tempestade de raios
Eventos climáticos extremos podem ser antecipados (Imagem: Cristi Mitu/Shutterstock)

O novo modelo criado é capaz de fornecer previsões como as de temperaturas extremas para as culturas africanas ou velocidades do vento para os parques eólicos europeus. Ele ainda possibilitaria a todos os países em desenvolvimento e regiões pouco povoadas uma previsão confiável e um sistema de alerta precoce de possíveis desastres.

Alessandro Di Lorenzo

Colaboração para o Olhar Digital

Alessandro Di Lorenzo é colaboração para o olhar digital no Olhar Digital

Postagem Relacionada

Copyright © 2024 Jornal Vertente

Jornal Vertente
Visão geral da privacidade

Este site utiliza cookies para que possamos fornecer a melhor experiência possível ao usuário. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e desempenham funções como reconhecer você quando retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.