Acordo entre EUA e China que suspende tarifaço impulsiona ações de tecnologia

Ações globais de empresas de tecnologia e semicondutores subiram nesta segunda-feira (12). A alta veio após China e Estados Unidos concordarem em suspender grande parte do tarifaço sobre produtos de cada país.

Fabricantes de chips e smartphones vinham sofrendo com as tensões comerciais entre as duas maiores economias do mundo, que ameaçavam interromper cadeias de suprimentos. Mas as negociações do fim de semana deixaram investidores aliviados, segundo a CNBC.

Impacto da suspensão do tarifaço entre EUA e China no mundo da tecnologia

Nos EUA, a Nvidia subia cerca de 4% nas negociações pré-mercado, mesmo com restrições ainda vigentes sobre exportação de chips para a China. A AMD e a Broadcom avançavam 5%, enquanto a Qualcomm também registrava alta.

Guerra dos chips entre EUA e China
Fabricantes de chips vinham sofrendo com a escalada nas tensões comerciais entre EUA e China (Imagem: William Potter/Shutterstock)

A Marvell, que adiou um evento para investidores na semana passada, disparou 7,5%. Já a Taiwan Semiconductor Manufacturing Co. (TSMC), maior fabricante de chips do mundo, teve alta de 4% nos papéis listados nos EUA.

Na Europa, a fornecedora de equipamentos ASML subiu 4,5% nas primeiras negociações. A Infineon também teve forte valorização.

Alguns eletrônicos e semicondutores já tinham recebido isenção temporária em abril. Mas o governo dos EUA havia alertado que isso poderia mudar.

Logos de big techs ao fundo, desfocado, e à frente, em um smartphone
Investidores temiam prejuízos para big techs com forte presença na China (Imagem: gguy/Shutterstock)

Investidores temiam prejuízos para empresas com forte presença na China, como Apple e Amazon. As duas subiam no pré-mercado: mais de 7% e 8%, respectivamente.

A Apple produz 90% de seus iPhones na China e disse que as tarifas podem adicionar US$ 900 milhões (pouco mais de R$ 5 bilhões) aos custos no trimestre.

Empresas chinesas listadas nos EUA também se beneficiaram com o acordo entre as potências. Alibaba, JD.com e Baidu registraram fortes altas.

Leia mais:

EUA e China concordam em suspender tarifaço (temporariamente)

Os Estados Unidos e a China anunciaram acordo, nesta segunda, para reduzir as “tarifas recíprocas” (apelidadas de tarifaço) por 90 dias.

Silhuetas de Xi Jinping e Donald Trump na frente de bandeiras da China e dos Estados Unidos, respectivamente
China e EUA anunciaram acordo para reduzir as “tarifas recíprocas” por 90 dias (Imagem: amagnawa1092/Shutterstock)

Com o acordo, as tarifas dos EUA sobre as importações chinesas cairão de 145% para 30%. Já as taxas da China sobre os produtos estadunidenses vão ir de 125% para 10%, segundo o G1.

Representantes dos dois países se encontraram na Suíça, no fim de semana, para discutirem sobre as taxas sobre importações.

Postagem Relacionada

Copyright © 2024 Jornal Vertente

Jornal Vertente
Visão geral da privacidade

Este site utiliza cookies para que possamos fornecer a melhor experiência possível ao usuário. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e desempenham funções como reconhecer você quando retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.