O que sabemos sobre novo poço de petróleo encontrado no Brasil

Petróleo é considerado de excelente qualidade

Imagem: Donatas Dabravolskas/Shutterstock

Compartilhe esta matéria

A Petrobas comunicou nesta sexta-feira (09) que identificou a presença de petróleo “de excelente qualidade e sem contaminantes” no pré-sal da Bacia de Santos. A perfuração do poço já foi concluída.

A descoberta é a segunda no mesmo bloco desde o início do ano. Na ocasião anterior, o petróleo também foi considerado de excelente qualidade.

Localização do poço de petróleo encontrado pela Petrobras em Santos
Poço fica a cerca de 250 km da cidade de Santos, no litoral paulista (Imagem: Petrobras/Divulgação)

O que sabemos sobre o novo poço de petróleo

O poço é o 3-BRSA-1396D-SPS, a 248 quilômetros da cidade de Santos, em São Paulo, e pertencente ao bloco Aram (adquirido em 2020, com 80% de participação da empresa petroleira). Ele fica a uma profundidade de 1.952 metros.

Em nota, a Petrobras classificou o petróleo como “de excelente qualdiade e sem contaminantes”.

O componente foi identificado através de perfis elétricos, indícios de gás e amostragem de fluido, e a perfuração já foi concluída. Agora, a empresa vai realizar análises laboratóriais para entender as condições do poço e seu potencial.

Plataforma de petróleo do Brasil
Descoberta é a segunda deste ano na Bacia de Santos (Imagem: Geraldo Falcão/Agência Petrobras)

Poço de petróleo em Santos não é o único

  • Em março, a Petrobras já havia informado que encontrou indícios de petróleo de excelente qualidade no poço 4-BRSA-1395-SPS, também na Bacia de Santos;
  • Ele fica a 245 quilômetros da cidade de Santos e a 1.759 metros de profundidade;
  • A presidente da Petrobras, Magda Chambriard, destacou que o poço encontrado nesta semana é o segundo da região e mostra um “ótimo resultado” na busca de novas reservas;
  • Ela destacou que, também neste ano, foram encontrados outros poços em Brava e Búzios.

Leia mais:

No comunicado, a Petrobras ainda lembrou que outros dois poços serão perfurados como parte do Plano de Avaliação de Descoberta (PAD), que vai até 2027.

Vitoria Lopes Gomez

Vitoria Lopes Gomez é redatora no Olhar Digital

Postagem Relacionada

Copyright © 2024 Jornal Vertente

Jornal Vertente
Visão geral da privacidade

Este site utiliza cookies para que possamos fornecer a melhor experiência possível ao usuário. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e desempenham funções como reconhecer você quando retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.