Empresa vai pagar US$ 167 milhões por espionagem via WhatsApp

Justiça americana pune empresa israelense de segurança cibernética após invasão de 1.400 contas em 20 países

(Imagem: Sergei Elagin/Shutterstock)

Compartilhe esta matéria

A empresa israelense de segurança cibernética NSO Group foi condenada a pagar US$ 167 milhões à Meta, encerrando um processo judicial que durou seis anos. As informações são do New York Times.

A disputa começou em 2019, quando a Meta, proprietária do WhatsApp, acusou a NSO de invadir ilegalmente 1.400 contas do aplicativo usando o software espião Pegasus. As vítimas incluíam jornalistas, ativistas de direitos humanos e funcionários públicos em 20 países.

O WhatsApp, que possui mensagens criptografadas, conta com mais de dois bilhões de usuários.

A juíza Phyllis Hamilton, da Califórnia, concluiu que a NSO violou leis de segurança cibernética, e um júri definiu a indenização após dois dias de deliberação.

NSO ainda vai recorrer

  • O WhatsApp anunciou que doará o valor da indenização a organizações que defendem direitos digitais.
  • Will Cathcart, chefe do WhatsApp, destacou que a decisão é um alerta importante para a indústria de spyware.
  • A NSO, por sua vez, afirmou que recorrerá da decisão, defendendo que sua tecnologia é usada por governos autorizados para combater crimes e terrorismo.
Imagem-conceito de nota sobre spyware
Veredito é sinal de alerta para a indústria global de spyware, dizem especialistas – Imagem: Shawn Hill/Shutterstock

Leia mais:

Testemunhas confirmaram a espionagem

Durante o julgamento, executivos da NSO testemunharam pela primeira vez, revelando que versões recentes do Pegasus podiam invadir celulares sem qualquer ação do usuário. Também foi revelado que a empresa desenvolveu técnicas para acessar outros aplicativos de mensagens.

Especialistas em cibersegurança afirmam que o veredito representa um golpe significativo para a empresa e um sinal claro contra o uso indevido de tecnologias de espionagem.

WhatsApp vai doar indenização a entidades de direitos digitais – Imagem: Sergei Elagin/Shutterstock
Leandro Costa Criscuolo

Colaboração para o Olhar Digital

Leandro Criscuolo é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Já atuou como copywriter, analista de marketing digital e gestor de redes sociais. Atualmente, escreve para o Olhar Digital.

Lucas Soares é jornalista formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e atualmente é editor de ciência e espaço do Olhar Digital.

Postagem Relacionada

Copyright © 2024 Jornal Vertente

Jornal Vertente
Visão geral da privacidade

Este site utiliza cookies para que possamos fornecer a melhor experiência possível ao usuário. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e desempenham funções como reconhecer você quando retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.