Pueblo Bonito foi o lar de comunidades nativas americanas entre os séculos IX e XII. Localizada no deserto do Novo México, no atual sudoeste dos Estados Unidos, o local foi abandonado por volta do ano 1150 d.C., o que despertou uma série de dúvidas.
Análises posteriores diziam ter resolvido este mistério. Elas apontaram que a exploração exagerada dos recursos naturais provocou perda da fertilidade do solo e disputas entre os grupos indígenas, causando um colapso populacional. No entanto, uma nova hipótese acaba de ser levantada.
Pueblo Bonito foi intencionalmente abandonado
- De acordo com um estudo publicado na revista Nature, a região teria sido abandonada de forma proposital, embora ainda não se saiba o porquê disso.
- Além disso, o trabalho sugere que o antigo povo indígena não teria desaparecido totalmente.
- Análises de DNA indicam que os habitantes atuais da região têm um parentesco próximo com os antigos responsáveis pela construção de Pueblo Bonito.
- O trabalho também é importante por ter sido assinado também por representantes da nação tribal Picuris Pueblo.
- Este grupo indígena é um descendente direto dos antigos habitantes do local.

Leia mais
Relação de proximidade genética entre os povos indígenas
No novo estudo, os pesquisadores analisaram o DNA de 16 antigos habitantes do território de Picuris Pueblo, que morreram entre 700 anos e 500 anos atrás. Ainda estudaram o genoma de 13 membros atuais da comunidade. Estas informações foram comparadas e o resultado indicou uma relação de proximidade genética entre os povos.
Esta descoberta pode ser fundamental para entender o que de fato aconteceu no passado. Os cientistas querem entender se houve algum tipo de redução populacional drástica antes da chegada dos europeus ao continente.

Por conta disso, novas análises devem ser realizadas. De qualquer forma, a equipe é categórica ao afirmar que Pueblo Bonito foi intencionalmente abandonado. O trabalho aponta que aposentos foram cuidadosamente selados e incendiados com oferendas dentro.