Buraco mais profundo da Terra revela pistas sobre evolução

Buraco atingiu 1,2 quilômetro no fundo do mar

Análises microscópicas das rochas coletadas do manto (Imagem: Johan Lissenberg/Science/Reprodução)

Compartilhe esta matéria

Um estudo publicado em 2024 revelou que uma equipe internacional de cientistas cavou o buraco mais profundo da Terra, chegando a 1,2 quilômetro no fundo do mar. A expedição responsável aconteceu entre abril e junho de 2023.

Com o feito, os pesquisadores conseguiram recuperar amostras do manto terrestre, capazes de fornecer pistas importantes sobre essa evolução da camada terrestre.

Perfuração aconteceu a bordo da uma plataforma (Imagem: JOIDES Resolution/Reprodução)

Buraco mais fundo da Terra fica no fundo do mar

A perfuração aconteceu a bordo da plataforma JOIDES Resolution, na região do Maciço Atlantis, na cordilheira submarina a oeste da Dorsal Mesoatlântica. Foram 1,2 quilômetros no fundo do mar.

Na região, rochas do manto terrestre ficam expostas, facilitando a coleta e estudo. A equipe reuniu 886 metros de material rochoso da camada terrestre, uma taxa de sucesso impressionante para a empreitada. Isso porque expedições anteriores conseguiram coletar 200 metros de material.

Ao site New Scientist, Johan Lissenberg, autor principal da pesquisa, revelou que a intenção era perfurar 200 metros do manto. No entanto, o processo deu tão certo que a equipe decidiu continuar, culminando no buraco mais fundo da Terra.

Análise das rochas do manto pode revelar segredos da evolução da Terra (Imagem: Johan Lissenberg/Science/Reprodução)

Rochas oferecem pistas sobre a evolução da Terra

  • O manto terrestre fica entre a crosta e o núcleo, e corresponde a 80% do volume do planeta;
  • A região é formada por rochas de silicato, que oferecem pistas sobre a evolução da Terra;
  • Apesar da profundidade alcançada na expedição, a equipe não chegou a atingir a Descontinuidade de Mohorovičić, também conhecida como “Moho”, uma região de fronteira entre a crosta e o manto.

Como falamos, o estudo foi publicado em 2024 e tem grande potencial nas descobertas sobre o interior do planeta. No entanto, o governo dos Estados Unidos encerrou o financiamento das operações da JOIDES Resolution, o que deve impactar nesse tipo de pesquisa daqui para frente.


Vitoria Lopes Gomez

Vitoria Lopes Gomez é redatora no Olhar Digital


Postagem Relacionada

Copyright © 2024 Jornal Vertente

Jornal Vertente
Visão geral da privacidade

Este site utiliza cookies para que possamos fornecer a melhor experiência possível ao usuário. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e desempenham funções como reconhecer você quando retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.