Roblox apresenta riscos perturbadores para crianças, diz pesquisa

Interação entre adultos e menores ocorria mesmo sem verificação efetiva de idade, apesar de anúncios de segurança anunciados recentemente

(Imagem: Alex Photo Stock / Shutterstock.com)

Compartilhe esta matéria

Uma pesquisa revelou comportamentos perturbadores que mostram a vulnerabilidade de crianças e adolescentes na plataforma de jogos Roblox. O experimento foi feito por especialistas em comportamento digital da Revealing Reality e divulgado pelo jornal The Guardian.

A Roblox oferece milhares de opções criadas não só pela empresa, mas também pelos próprios usuários. No ano passado, a plataforma acumulava mais de 85 milhões de usuários ativos diários, dos quais estima-se que 40% tenham menos de 13 anos.

O estudo foi feito a partir de contas criadas pela equipe para usuários fictícios com idades entre 5, 9, 10, 13 e 40 anos ou mais. Os perfis interagiam apenas entre si para evitar influências externas nos avatares.

Controle parental de uso da plataforma por menores de idade (Imagem: Reprodução/Roblox)

As descobertas

  • Crianças de apenas 5 anos conseguiam se comunicar com adultos enquanto jogavam;
  • A interação entre adultos e menores ocorria mesmo sem verificação efetiva de idade;
  • Conta de uma menina de 10 anos conseguiu acessar espaço de hotel onde era possível visualizar um avatar feminino usando meias arrastão girando em uma cama e outros avatares deitados uns sobre os outros em poses sexualmente sugestivas;
  • Avatares ouviram conversas entre outros jogadores verbalizando atividades sexuais, bem como ruídos repetidos beijos e grunhidos, ao usar a função de bate-papo por voz.

“Os novos recursos de segurança anunciados pela Roblox na semana passada não são suficientes. Crianças ainda podem conversar com estranhos que não estão em sua lista de amigos e, com 6 milhões de experiências [na plataforma], muitas vezes com descrições e avaliações imprecisas, como se pode esperar que os pais moderem?”, disse Damon De Ionno, diretor de pesquisa da Revealing Reality.

pessoa no computador usando a plataforma roblox
Roblox afirmou que “há pessoas mal-intencionadas na internet” (Imagem: Cassiano Correia / Shutterstock.com)

Leia Mais:

O que diz a Roblox

Ao jornal, a Roblox afirmou que “há pessoas mal-intencionadas na internet”, mas que há uma “questão que vai além da Roblox e precisa ser abordada por meio da colaboração com governos e de um compromisso de toda a indústria”.

A plataforma disse, ainda, que a verificação da idade para menores de 13 anos “continua sendo um desafio”, e que as conversas no bate-papo por voz estão sujeitas à moderação de IA em tempo real.

“Só em 2024, adicionamos mais de 40 novas melhorias de segurança e continuamos totalmente comprometidos em ir mais longe para tornar o Roblox um lugar seguro e civilizado para todos”, afirmou Matt Kaufman, diretor de segurança da Roblox.


Bruna Barone

Colaboração para o Olhar Digital

Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero


Postagem Relacionada

Copyright © 2024 Jornal Vertente

Jornal Vertente
Visão geral da privacidade

Este site utiliza cookies para que possamos fornecer a melhor experiência possível ao usuário. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e desempenham funções como reconhecer você quando retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.