Golpe do ‘falso advogado’: saiba como se proteger

Uma plataforma digital criada pela OAB permite confirmar a identidade dos advogados, evitando cair em golpes

Idoso achou que estava se relacionando com investidora dos EUA (Imagem: footage/Shutterstock)

Compartilhe esta matéria

Existe um novo golpe na praça. Segundo levantamento realizado pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), pelo menos 1600 pessoas foram vítimas do chamado golpe do ‘falso advogado’ apenas no ano de 2024.

Os números dizem respeito ao estado de São Paulo, mas a prática tem se espalhado pelo Brasil. Em função deste aumento do número de denúncias, a entidade lançou uma plataforma digital que permite confirmar a identidade dos advogados de forma rápida e segura.

Como funciona o golpe

  • Para praticar o golpe, criminosos acessam informações públicas de processos judiciais.
  • Após, entram em contato com as potenciais vítimas e cobram o pagamento de dívidas inexistentes ou referentes a casos que ainda não foram julgados.
  • Normalmente, é só depois de realizar a transferência que a pessoa percebe que caiu num golpe.
  • Os falsos advogados pagam fotos reais das redes sociais, usam logotipo de sites existentes e outras imagens que confiram credibilidade.
  • Tudo isso dificulta que as vítimas percebam que trata-se de uma fraude, segundo informações do G1.
Golpistas acessam informações públicas de processos judiciais (Imagem: Minerva Studio/Shutterstock)

Leia mais

Plataforma permite confirmar identidade de advogados

Uma das formas encontradas pela OAB para evitar golpes do tipo foi a criação de um site que permite confirmar a identidade dos advogados.

O ConfirmADV faz parte de uma campanha de conscientização para orientar a população sobre os casos.

Para realizar a pesquisa, basta colocar o número de inscrição na OAB, selecionar o estado e informar o e-mail informado pelo suposto profissional. Em seguida, será enviada uma solicitação automática para o e-mail do advogado, informando que um cliente deseja confirmar sua identidade.

Plataforma pode impedir novos golpes (Imagem: reprodução/OAB)

O profissional tem até 5 minutos para responder e confirmar os seus dados. Quando isso ocorre, o cidadão recebe uma autenticação validada do advogado. Mas se o tempo expirar e não houver resposta, tanto o cidadão quanto o advogado serão notificados de que a verificação não foi concluída.


Alessandro Di Lorenzo

Colaboração para o Olhar Digital

Alessandro Di Lorenzo é colaboração para o olhar digital no Olhar Digital

Bruno Capozzi

Bruno Capozzi é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP, tendo como foco a pesquisa de redes sociais e tecnologia.


Postagem Relacionada

Copyright © 2024 Jornal Vertente

Jornal Vertente
Visão geral da privacidade

Este site utiliza cookies para que possamos fornecer a melhor experiência possível ao usuário. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e desempenham funções como reconhecer você quando retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.