Talvez você nem imagine, mas a cera de ouvido pode estar intimamente ligada à sua saúde. Segundo cientistas, descobrir mais sobre este material pegajoso pode ser muito importante no diagnóstico de algumas doenças.
Oficialmente chamada de cerúmen, ela é uma mistura de secreções de dois tipos de glândulas que revestem o canal auditivo externo: as glândulas ceruminosas e sebáceas. Isso então é misturado com cabelos, pedaços de pele morta e outros detritos corporais até atingir uma consistência cerosa.
Cera de ouvido guarda informações valiosas
- Os pesquisadores explicam que, uma vez formada no canal auditivo, a cera agarra-se às células da pele enquanto viaja de dentro para fora da orelha.
- Esta viagem acontece a uma velocidade de cerca de 20 milímetros por dia.
- A função mais provável desta substância é manter o canal auditivo limpo e lubrificado.
- Ela também serve para evitar que bactérias, fungos e outros hóspedes indesejados, como insetos, entrem em nossas cabeças.
- No entanto, a cera de ouvido pode ser ainda mais importante, uma vez que guarda informações sobre a saúde da pessoa.
- As informações são da BBC.

Leia mais
Secreções cerosas podem refletir as reações químicas internas do nosso corpo
Nos últimos anos, vários estudos descobriram que a consistência da cera de ouvido pode revelar informações valiosas sobre a saúde das pessoas. Por exemplo, mulheres que apresentam uma consistência mais molhada podem ter uma chance até quatro vezes maior de câncer de mama.
A substância também pode revelar a existência de um distúrbio genético raro que impede o corpo de quebrar certos aminoácidos encontrados nos alimentos, o que leva a um acúmulo de compostos voláteis no sangue e na urina.
E a molécula responsável por esta condição pode ser encontrada na cera de ouvido.

Até mesmo a Covid-19 pode ser detectada dessa forma. Além dela, doenças como diabetes tipo 1 ou 2, assim como problemas cardíacos podem ser identificados nas orelhas dos pacientes. Tudo isso porque a capacidade das secreções cerosas pode refletir as reações químicas internas do nosso corpo.
Em outras palavras, a cera de ouvido age como um indicador de diversas doenças. É claro que exames adicionais são necessários para confirmar os diagnósticos, mas os nossos ouvidos devem passar a receber muito mais a atenção dos médicos no futuro.