Erupção nas Ilhas Canárias pode provocar tsunami no Brasil?

Localizado próximo da costa da África, o vulcão Cumbre Vieja entrou em erupção neste domingo (27), liberando grandes quantidades de lava

(Imagem: FOTOKITA / Shutterstock)

Compartilhe esta matéria

O vulcão Cumbre Vieja, localizado na ilha de La Palma, na Espanha, entrou em erupção nas últimas horas. Cientistas já haviam detectado um aumento na atividade sísmica na região e a explosão liberou grandes quantidades de lava, além de nuvens de fumaça.

Apesar de ficar a noroeste da África, próximo da costa do Marrocos e do Saara Ocidental, este vulcão pode ameaçar também o Brasil. Isso porque, dependendo da força da explosão, ela teria o potencial de provocar um tsunami na costa brasileira.

Possibilidade é considerada bastante remota

  • As projeções indicam que, neste caso, ondas gigantes poderiam atingir toda a costa brasileira, de norte a sul.
  • Outros países banhados pelo Oceano Atlântico também seriam afetados.
  • Mas calma, não é preciso entrar em pânico.
  • Pesquisadores explicam que seria necessário um colapso sem precedentes na história do nosso planeta para que o pior acontecesse.
  • Ou seja, esta é uma possibilidade considerada bastante remota.
  • As informações são da Agência Brasil.
Vulcão Cumbre Vieja entrou em erupção neste domingo (Imagem: Oscar Garcia-Dils/Shutterstock)

Leia mais

Falta informação sobre como se proteger de tsunamis, alerta pesquisador brasileira

Apesar de um tsunami no Brasil ser algo muito distante, alguns especialistas destacam que a população brasileira deveria ser conscientizada. É o que defende o geólogo Mauro Gustavo Reese Filho, da Universidade Federal do Paraná.

O pesquisador brasileiro aponta a falta de cuidados preventivos na costa do nosso país. E afirma que deveriam existir sistemas de alarme que possibilitassem a evacuação de áreas atingidas por ondas gigantes ou outros desastres relacionados.

Onda grande reproduzida em ilustração com o sol da tarde ao fundo
Ocorrência de tsunami no Brasil dependeria de erupção de grande magnitude (Imagem: Willyam Bradberry/Shutterstock)

Segundo ele, a simples possibilidade de ocorrência deste evento, mesmo que remota, deveria mobilizar as autoridades. Ele conclui destacando que a falta de informação é a principal causadora deste problema, uma vez que muitas pessoas sequer imaginam que um fenômeno dessa magnitude possa acontecer.


Alessandro Di Lorenzo

Colaboração para o Olhar Digital

Alessandro Di Lorenzo é colaboração para o olhar digital no Olhar Digital

Lucas Soares é jornalista formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e atualmente é editor de ciência e espaço do Olhar Digital.


Postagem Relacionada

Copyright © 2024 Jornal Vertente

Jornal Vertente
Visão geral da privacidade

Este site utiliza cookies para que possamos fornecer a melhor experiência possível ao usuário. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e desempenham funções como reconhecer você quando retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.