Um ataque hacker pode estar por trás do apagão massivo que atingiu Portugal e Espanha na manhã desta segunda-feira (28). A falha no abastecimento de energia começou por volta das 11h30 (horário local) e ainda não foi restabelecida.
De acordo com o ministro da Coesão Territorial de Portugal, Manuel Castro Almeida, o problema também afetou partes da Alemanha, França e Marrocos.
Sei que abrange vários países da Europa — Portugal, Espanha, França e Alemanha — e creio que também Marrocos. (…) É algo em grande escala que, pela dimensão que tem, é compatível com um ciberataque. Mas é uma informação não confirmada
Manuel Castro Almeida à RTP

O que você precisa saber?
- Apagão geral afeta países da Europa;
- Portugal e Espanha são os mais afetados;
- Transportes e comunicações estão fora do ar;
- Suspeita-se de um ataque hacker.
Apagão afeta comunicações e transportes
O apagão desativou linhas telefônicas e semáforos. Há relatos de pessoas presas em vagões de metrô e hospitais com problemas devido à falta de energia. Nos aeroportos, o check-in está sendo feito manualmente.
Leia mais
Em Madri, o jogo de tênis entre Dimitrov e Fearnely no Madrid Open precisou ser interrompido após uma câmera travar em cima da quadra devido à queda de energia. “As causas estão sendo analisadas, e todos os recursos estão sendo mobilizados para solucionar o problema”, disse a fornecedora de energia espanhola.
A dimensão exata do apagão ainda não está clara.