Imagem rara mostra rover da NASA andando em Marte

Explorando a superfície de Marte desde agosto de 2012, o rover Curiosity, da NASA, pode ter sido fotografado pela primeira vez por uma câmera no espaço enquanto andava. A imagem rara mostra o robô em deslocamento no solo marciano, algo que nunca havia sido registrado do alto até então.

De acordo com um comunicado da agência, a foto foi feita em 28 de fevereiro de 2025, no 4.466º dia marciano (também chamado de sol) da missão. Ela foi capturada pela câmera HiRISE, instalada no satélite Mars Reconnaissance Orbiter (MRO), que monitora Marte com imagens de altíssima resolução.

No registro, o Curiosity aparece como uma pequena mancha escura. Atrás dele, um longo rastro indica sua movimentação. Os trilhos se estendem por 320 metros e foram deixados durante uma série de 11 trajetos iniciados no começo de fevereiro.

O destino do rover é uma área de interesse científico, onde pesquisadores esperam encontrar formações rochosas em formato de caixas. Acredita-se que essas estruturas tenham se formado com a ação de água subterrânea há bilhões de anos.

O rover Curiosity aparece como uma mancha escura nesta visão de contraste aprimorado capturada pela câmera HiRISE do Mars Reconnaissance Orbiter, da NASA. Os rastros do rover podem permanecer na superfície marciana por meses antes de serem apagados pelo vento. Crédito: NASA / JPL-Caltech / Universidade do Arizona

Rover Curiosity trafega devagar por Marte

A movimentação do rover Curiosity é lenta – cerca de 0,16 km/h – e depende de vários fatores, como o tipo de solo, inclinações do terreno e a capacidade do software de navegação de interpretar obstáculos.

Engenheiros do Laboratório de Propulsão a Jato (JPL), da NASA, na Califórnia, são os responsáveis por planejar cada etapa da jornada. Eles trabalham lado a lado com cientistas para definir os melhores caminhos e os pontos mais promissores para análise.

Leia mais:

Doug Ellison, que lidera o planejamento diário do Curiosity, explicou que a imagem foi feita quase no momento exato em que o robô completava um deslocamento de cerca de 20 metros naquele dia. 

A câmera HiRISE costuma registrar imagens em preto e branco, com uma faixa central colorida. Desta vez, o Curiosity apareceu fora da faixa de cor e surgiu em tons de cinza.

O rover está subindo uma encosta íngreme. Se não houver imprevistos, ele deve chegar ao próximo ponto de estudo científico nas próximas semanas.


Postagem Relacionada

Copyright © 2024 Jornal Vertente

Jornal Vertente
Visão geral da privacidade

Este site utiliza cookies para que possamos fornecer a melhor experiência possível ao usuário. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e desempenham funções como reconhecer você quando retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.