Por que sua conta de luz está cada vez mais cara?

Inflação recorde, queda de popularidade e apagões revelam um setor elétrico em crise que pede ação urgente do governo

conta-de-luz-1920x1080
Imagem: michelangeloop/Shutterstock

Compartilhe esta matéria

O aumento da conta de luz se tornou um dos principais fatores de insatisfação popular e um desafio concreto para a economia brasileira, como mostra um artigo da professora Clarice Ferraz, da Escola de Química, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), publicado no The Conversation.

Em fevereiro de 2025, a tarifa de energia elétrica subiu em média 17%, puxando a inflação do mês para o maior patamar em 22 anos. A alta foi agravada pela retirada do “bônus de Itaipu”, mecanismo que no mês anterior reduziu temporariamente os preços da eletricidade.

Problema no Brasil é estrutural e complexo

  • Esse “efeito rebote” escancara um problema maior: a escalada histórica do custo da energia no Brasil, agravada por falhas estruturais, falta de planejamento e impactos das mudanças climáticas.
  • Tarifas imprevisíveis desorganizam cadeias produtivas, inibem investimentos e dificultam a transição energética.
  • Além do preço, a qualidade do serviço também piorou. Em 2024, brasileiros ficaram em média mais de 10 horas sem luz.
  • A expansão desordenada da geração distribuída, especialmente solar, impôs novos desafios ao setor de distribuição.
  • Falta de investimentos, corte de custos e terceirizações afetam a manutenção, aumentam os riscos e elevam os acidentes de trabalho – com terceirizados morrendo três vezes mais que os funcionários efetivos.
Contas de luz colocadas uma sobre a outra, na diagonal
Alta nas tarifas de energia pressiona inflação e afeta a vida de muitas famílias (Imagem: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

Governo buscou soluções

Diante disso, o vice-presidente Geraldo Alckmin sugeriu excluir energia e alimentos do cálculo da inflação, o que poderia reduzir artificialmente os juros. Embora a proposta critique, com razão, a política monetária atual, ela não enfrenta a raiz do problema: a crise estrutural do setor elétrico.

Leia Mais:

O Brasil precisa de uma nova política energética: com tarifas previsíveis, fiscalização eficaz, planejamento de longo prazo e ampliação do acesso à energia de forma segura e justa.

A reforma do setor, se conduzida com seriedade e participação social, pode restabelecer a confiança, atrair investimentos e contribuir para uma retomada econômica sustentável – além de aliviar a pressão sobre o governo.

Cenário atual expõe a urgência de uma reforma no setor elétrico brasileiro – Crédito: Evgeny_V – Shutterstock


Leandro Costa Criscuolo

Colaboração para o Olhar Digital

Leandro Criscuolo é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Já atuou como copywriter, analista de marketing digital e gestor de redes sociais. Atualmente, escreve para o Olhar Digital.

Layse Ventura

Editor(a) SEO


Layse Ventura no LinkedIn

Layse Ventura é jornalista (Uerj), mestre em Engenharia e Gestão do Conhecimento (Ufsc) e pós-graduada em BI (Conquer). Acumula quase 20 anos de experiência como repórter, copywriter e SEO.


Postagem Relacionada

Copyright © 2024 Jornal Vertente

Jornal Vertente
Visão geral da privacidade

Este site utiliza cookies para que possamos fornecer a melhor experiência possível ao usuário. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e desempenham funções como reconhecer você quando retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.