ChatGPT recebe atualização e agora “se lembra” de conversas

Ao analisar conversas anteriores, o chatbot consegue fornecer respostas mais precisas e relevantes

Imagem: El editorial / Shutterstock

Compartilhe esta matéria

A OpenAI acaba de anunciar uma atualização que promete melhorar a interação com o ChatGPT. A nova funcionalidade, focada em aprimorar a memória do chatbot, permite que ele “se lembre” de conversas passadas, oferecendo respostas mais personalizadas e contextualizadas.

O anúncio foi feito pelo CEO da OpenAI, Sam Altman, em uma série de postagens no X (antigo Twitter). Altman descreveu a novidade como um recurso “surpreendentemente ótimo” e um marco na busca por “sistemas de IA que conhecem você ao longo da sua vida”.

Como funciona a memória aprimorada do ChatGPT

  • A atualização da memória do ChatGPT representa um avanço na personalização da IA.
  • Ao analisar conversas anteriores, o chatbot consegue fornecer respostas mais precisas e relevantes, adaptadas às necessidades e preferências de cada usuário.
  • É como se o ChatGPT criasse um “arquivo pessoal” de cada interação, permitindo um diálogo mais fluido e natural.
  • A OpenAI enfatiza que a nova funcionalidade é opcional, oferecendo aos usuários controle total sobre sua privacidade.
  • É possível desativar a memória completamente ou utilizar o modo de “conversas temporárias”, que não são armazenadas pelo chatbot.
  • A medida visa garantir que os usuários se sintam confortáveis ao interagir com a IA, sem se preocupar com o armazenamento de informações sensíveis.
Capacidade de “lembrar” e “aprender” com as interações humanas abre portas para aplicações em diversos setores. (Imagem: OpenAI)

“A partir de hoje, a memória no ChatGPT agora pode fazer referência a todos os seus bate-papos anteriores para fornecer respostas mais personalizadas, aproveitando suas preferências e interesses para torná-la ainda mais útil para escrever, obter conselhos, aprender e muito mais”, disse a OpenAi em postagem no X.

Leia mais:

Quem já pode usar o novo recurso?

A memória aprimorada do ChatGPT está sendo implementada gradualmente, começando pelos usuários Pro em países selecionados, com exceção de Reino Unido, EEE, Suíça, Noruega, Islândia e Liechtenstein. Assinantes do ChatGPT Plus também receberão a atualização em breve. Ainda não há previsão de lançamento para usuários gratuitos.


Gabriel Sérvio é formado em Comunicação Social pelo Centro Universitário Geraldo Di Biase e faz parte da redação do Olhar Digital desde 2020.

Bruno Capozzi

Bruno Capozzi é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP, tendo como foco a pesquisa de redes sociais e tecnologia.


Postagem Relacionada

Copyright © 2024 Jornal Vertente

Jornal Vertente
Visão geral da privacidade

Este site utiliza cookies para que possamos fornecer a melhor experiência possível ao usuário. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e desempenham funções como reconhecer você quando retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.