Carros da Tesla terão Grok embutido já nos próximos dias

Em meio a polêmicas envolvendo o Grok, Elon Musk anunciou que a IA estará disponível nos carros da Tesla no máximo na semana que vem

(Imagem gerada por IA via DALL-E – Edição: Vitória Gomez/Olhar Digital)

Compartilhe esta matéria

O Grok está dando dor de cabeça para a xAI. Desde que foi treinada novamente, a inteligência artificial de Elon Musk publicou comentários antissemitas e elogios a Hitler. Isso não impediu que o bilionário disponibilizasse a IA nos carro elétricos da Tesla.

O anúncio foi feito por Musk no X na manhã desta quinta-feira (10). Segundo ele, a integração chegará “no máximo na próxima semana”.

tesla
Tesla começou a semana com o pé esquerdo (Imagem: Jonathan Weiss/Shutterstock)

Grok chegará aos veículos da Tesla em breve

Foi literalmente isso que Elon Musk escreveu em sua publicação no X. Ele completou que isso vai acontecer “no máximo na próxima semana“.

O anúncio vem depois do lançamento do Grok 4 na noite de quarta-feira (9), que promete corrigir os erros atuais do chatbot da xAI (empresa de IA de Musk que se fundiu ao X, também de Musk).

O bilionário já havia indicado a integração entre a tecnologia e os carros da Tesla anteriormente, mas não chegou a divulgar um cronograma para isso.

grok chegando nos telas
(Imagem: Elon Musk/X/Reprodução de tela)

Grok está dando dor de cabeça para a xAI

Elon Musk estava insatisfeito com o ‘politicamente correto’ do Grok e resolveu treiná-lo novamente. Inicialmente, especialistas temiam que o bilionário moldasse a IA para ter sua visão de mundo. Isso se confirmou, com o chatbot do X se tornando mais conservador.

Mas a situação escalou: nesta semana, o Grok começou a publicar respostas antissemitas e em defesa de Hitler. A xAI afirmou que estava ciente e tomaria medidas para coibir o discurso de ódio na rede social.

Já na quarta-feira, Musk defendeu a IA, dizendo que o Grok era “muito ansioso para agradar e ser manipulado”. A própria tecnologia chegou a afirmar que havia sido manipulada.

O Olhar Digital deu os detalhes sobre esse caso aqui.

O problema também foi internacional. O Grok fez comentários ofensivos contra políticos da Turquia e Polônia, e está sendo investigado em ambos os países. Saiba mais neste link.

Elon Musk ao lado de uma montagem com os logos de xAI e Grok
Grok culpou usuários mal-intencionados por seus comentários nazistas no X (Imagem: bella1105/Shutterstock)

Tesla começou a semana mal

A Tesla iniciou esta semana com o pé esquerdo:

  • Além do aumento da concorrência chinesa, especialmente da BYD, a empresa deve ser impactada pela decisão do Congresso dos Estados Unidos de eliminar os créditos fiscais para a compra de veículos elétricos;
  • Ao mesmo tempo, a briga entre Elon Musk e Donald Trump, especialmente com o anúncio de um novo partido político no país, aumenta as incertezas sobre o futuro da marca;
  • O resultado foi uma queda expressiva nas ações da companhia.

Veja os detalhes da situação da Tesla aqui.


Vitoria Lopes Gomez

Redator(a)


Vitoria Lopes Gomez no LinkedIn

Vitória Lopes Gomez é jornalista formada pela UNESP e redatora no Olhar Digital.


Postagem Relacionada

Copyright © 2024 Jornal Vertente

Jornal Vertente
Visão geral da privacidade

Este site utiliza cookies para que possamos fornecer a melhor experiência possível ao usuário. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e desempenham funções como reconhecer você quando retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.