O processo de eletrificação promovido pela Volkswagen começou a dar ótimos resultados. A empresa registrou um crescimento expressivo de 14,3% nas vendas globais de carros elétricos no primeiro semestre de 2025.
O desempenho foi ainda mais impressionante em países da Europa Ocidental, onde o aumento nas comercializações avançou mais de 70%. Estes resultados confirmam o domínio da marca no mercado europeu de veículos elétricos, com uma participação de 28%.

Preços mais baixos têm atraído novos compradores
O aumento expressivo os emplacamentos de modelos eletrificados é resultado de uma política agressiva de preços adotada pela VW. A empresa alemã tem oferecido descontos para atrair novos clientes no mercado europeu. Essa estratégia ainda permite que a marca cumpra as metas de emissões de dióxido de carbono (CO₂) impostas pela União Europeia.
No primeiro trimestre do ano, os modelos ID.4 e ID.5 foram os elétricos mais vendidos pela Volkswagen. No total, foram 43.700 unidades comercializadas entre janeiro e março. Na sequência, aparece o ID.3, com 28.100 carros vendidos no mesmo período.

A Volks ainda projeta novos lançamentos de carros elétricos até 2027. Segundo a fabricante, os modelos eletrificados já são rentáveis, embora as margens de lucro ainda sejam menores do que as dos veículos a combustão.
Leia mais

Aumento das vendas também nos EUA, mas queda no mercado chinês
- Além da Europa, a Volkswagen também teve destaque no mercado dos Estados Unidos no primeiro semestre de 2025.
- Em território norte-americano, as vendas de eletrificados da VW aumentaram 24%.
- Por outro lado, as comercialização da marca alemã caíram 34% na China.
- Este resultado pode ser explicado pelo forte desempenho das fabricantes chinesas, em especial a BYD.