O roteador de internet é um equipamento desenvolvido para levar a comunicação de dados entre vários dispositivos de forma simultânea, permitindo que eles se conectem à internet. No entanto, há um problema: eles não garantem uma navegação privada, a não ser que você faça alguns ajustes.
4 ajustes de privacidade para configurar no roteador de internet
A seguir, você confere uma lista com 4 ajustes que podem ser feitos nas configurações de seu roteador de internet e, assim, obter maior privacidade durante a navegação. Caso você não saiba fazer essas configurações, procure um técnico especializado para ajudá-lo.
Leia mais:
1. Desabilite recursos que comprometem a privacidade de sua rede
Vários modelos de roteadores contam com alguns recursos padrão que já vêm habilitados e deixam brechas para que outra pessoa acesse a sua rede doméstica. Por esse motivo, é muito importante saber quais são essas funcionalidades e desativá-las.
Caso o roteador de internet que você utiliza seja um aparelho um pouco mais antigo, é provável que ele tenha o Wi‑Fi Protected Setup (WPS). Esse recurso, ao invés de gerar mais proteção, acaba criando brechas para que outras pessoas consigam invadir o sistema e ter acesso à senha do Wi-Fi. Isso porque um código PIN de seis dígitos, que é usado nele, é muito mais fácil de ser descoberto do que uma senha longa.
Os recursos UPnP e o NAT-PMP também devem ser desativados, pois criam facilidades para que outros dispositivos IoT (equipamento físico conectado à internet utilizando sensores, software ou outra tecnologia) possam ser invadidos por uma botnet, ou seja, computadores ou dispositivos infectados com malware e controlados por um invasor com capacidade para invadir o seu sistema.
2. Crie uma rede para convidados

Essa é uma maneira eficaz para que os convidados não consumam o limite de dados móveis enquanto estiverem em sua casa. Além disso, habilite o Isolamento de Cliente ou AP, conforme o nome disponível nas configurações de seu roteador. Dessa maneira, nenhum dos dispositivos conectados na rede de convidados conseguirá ver seus aparelhos ou realizar conexões uns com os outros.
Outro ponto importante é que há a possibilidade de remover a rede assim que todos os convidados saírem de sua casa. Assim, eles só voltarão a se conectar ao seu Wi‑Fi quando você a reativar.
3. Altere os servidores DNS

É muito comum que o seu provedor de internet espione a sua navegação e capte os seus dados. Por isso, um ajuste importante é a alteração dos seus servidores DNS. Caso utilize um Eero Mesh, o serviço Eero Secure pode ser uma boa saída, pois ele dá registros DNS criptografados que elevam a sua privacidade.
Caso não saiba fazer essa alteração, procure um especialista para modificar o DNS da melhor maneira possível e garantir a sua privacidade.
4. Desative protocolos de segurança antigos

Alguns protocolos de segurança antigos, como WPA, WEP e TKIP, não deixam a sua rede segura, já que ferramentas de cracking de Wi-Fi conseguem ter acesso à rede em alguns minutos. Por isso, o ideal é utilizar o WPA3, um protocolo de segurança mais avançado.
A configuração dele pode ser feita no momento em que se define a senha do Wi‑Fi e as bandas sem fio que serão usadas na rede.