Entrevista: quando “e como” o Universo vai acabar

Físicos desenvolveram modelo que permitiu chegar a um número para quando o universo vai acabar. Saiba mais com Marcelo Zurita!

Compartilhe esta matéria

O nosso Universo vai acabar um dia? Ou ele vai continuar se expandindo eternamente? Se ele tiver um limite, como será esse fim? E em qual data?

Essas perguntas movem cientistas, físicos e astrofísicos há muito tempo – mas ainda não há uma resposta definitiva. No entanto, existem linhas de pensamento, como a de um grupo de pesquisadores das Universidades de Cornell, nos Estados Unidos, e de Jiao Tong, na China. Eles dizem ter encontrado um caminho e um número extremamente preciso para essas questões.

Cientistas admitem limitações da previsão (Imagem: Triff/Shutterstock)

A partir de um modelo que prevê como o nosso universo vai acabar, eles conseguiram estimar quando isso vai acontecer. A boa notícia é que a teoria pode ser testada, o que gera expectativa na comunidade científica.

No entanto, há uma ressalva: os próprios pesquisadores admitem que a previsão está associada a uma incerteza significativa, com grandes margens de erro diante da limitação atual dos dados observacionais.

Quer saber mais sobre essa teoria e o que ela significa para nosso universo? Marcelo Zurita, astrônomo e colunista do Olhar Digital News, falou sobre isso no programa de hoje. Confira!


Vitoria Lopes Gomez

Redator(a)


Vitoria Lopes Gomez no LinkedIn

Vitória Lopes Gomez é jornalista formada pela UNESP e redatora no Olhar Digital.


Postagem Relacionada

Copyright © 2024 Jornal Vertente

Jornal Vertente
Visão geral da privacidade

Este site utiliza cookies para que possamos fornecer a melhor experiência possível ao usuário. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e desempenham funções como reconhecer você quando retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.