Mudança climática é “um dos maiores desafios do nosso tempo”, defendem países do BRICS

Em uma das últimas declarações da cúpula do grupo no Rio de Janeiro, os BRICS ressaltaram os riscos das mudanças climáticas e a necessidade de investimentos

Conceito artístico de aquecimento global. Imagem: Bigc Studio/Shutterstock

Compartilhe esta matéria

O financiamento climático foi destaque no último dia da 17ª Cúpula do BRICS, realizada no Rio de Janeiro nesta segunda-feira (7). Em declaração conjunta, os líderes dos países membros do grupo defenderam que é necessária uma mobilização global para angariar fundos contra as mudanças climáticas.

De acordo com o documento (cuja íntegra está disponível neste link), os países do Sul Global são os que menos possuem recursos para contribuir com adaptações às mudanças climáticas e também os mais vulneráveis aos seus efeitos.

“Os países em desenvolvimento serão os mais impactados por perdas e danos. São também os que menos dispõem de meios para arcar com mitigação e adaptação. O Sul Global tem condições de liderar um novo paradigma de desenvolvimento, sem repetir os erros do passado”, disse o presidente Lula na abertura da sessão.

No Rio, líderes do BRICS se comprometem a liderar ações para ampliar financiamento climático e recebem com otimismo “Mapa do Caminho de Baku a Belém”, liderado pela Presidência da COP30 | Foto: Isabela Castilho | BRICS Brasil

O grupo destacou que a “vulnerabilidade da população dessas nações [do Sul Global] aos seus impactos são condições para o aumento urgente da proporção de financiamento”. O acordo firmado incentiva a mobilização do Sistema Monetário e Financeiro Internacional por medidas mais justas e eficazes de ampliação do financiamento climático.

Leia mais:

O bloco propõe que os países desenvolvidos “multipliquem exponencialmente sua provisão coletiva de finanças climáticas para adaptação e para sanar lacunas de adaptação, incluindo ao menos dobrar, até 2025, os níveis de financiamento para adaptação fornecidos em 2019”.

brics lula narendra modi
(Imagem: Fernando Frazão/Agência Brasil)

Um dos maiores desafios do nosso tempo

O texto classifica a mudança climática como “um dos maiores desafios do nosso tempo” e ressalta que os impactos desses eventos estão sendo “sentidos em todas as regiões do mundo, e reconhecemos que a natureza global da mudança climática exige a mais ampla cooperação possível”.

brics
(Imagem: Ricardo Stuckert / PR)

Um dos destaques do anúncio é o objetivo de atingir a marca de US$ 1,3 trilhão para ações climáticas em financiamento anual. Essa também é uma das metas do Brasil na COP30, que acontecerá em novembro, em Belém.


Lucas Soares é jornalista formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e atualmente é editor de ciência e espaço do Olhar Digital.


Postagem Relacionada

Copyright © 2024 Jornal Vertente

Jornal Vertente
Visão geral da privacidade

Este site utiliza cookies para que possamos fornecer a melhor experiência possível ao usuário. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e desempenham funções como reconhecer você quando retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.