X suspende conta da Reuters na Índia

Plataforma X alega cumprimento de “demanda legal”, mas governo indiano nega ter feito qualquer pedido formal

(Imagem: Photo Agency/Shutterstock)

Compartilhe esta matéria

A conta da agência Reuters no X está com acesso indisponível para usuários indianos desde o sábado (05). A plataforma alega que a suspensão se deve a uma “demanda legal”. As informações foram divulgadas no site oficial da agência.

No entanto, um porta-voz do Press Information Bureau do governo da Índia informou à Reuters que não havia nenhuma exigência de agências governamentais indianas para “bloquear o perfil da Reuters”. Representantes da X não responderam de imediato aos pedidos de informação da agência. 

Além da conta principal da Reuters, que possui mais de 25 milhões de seguidores no mundo todo, a conta Reuters World também foi bloqueada na Índia. Uma mensagem informa aos usuários da X que “@Reuters foi retida na IN (Índia) em resposta a uma exigência legal.” 

Agência trabalha para reestabelecer o acesso (Imagem: Mamun_Sheikh/Shutterstock)

Reuters busca esclarecimentos sobre o bloqueio 

A Reuters não conseguiu determinar imediatamente a que conteúdo específico a solicitação se referia, por que sua remoção foi solicitada ou qual entidade havia apresentado a queixa. Um porta-voz da Reuters disse em um comunicado: “Estamos trabalhando com a X para resolver essa questão e restabelecer a conta da Reuters na Índia o mais rápido possível.” 

Em 16 de maio, a Reuters recebeu um e-mail informando que os titulares das contas seriam notificados em caso de remoção solicitada por autoridades ou agências governamentais. A Reuters não conseguiu confirmar se o e-mail de 16 de maio estava relacionado à suspensão da conta ocorrida no sábado. 

O e-mail ainda trouxe a seguinte mensagem: 

“Para cumprir com as obrigações da X sob as leis locais da Índia, retivemos sua conta da X na Índia com base na Lei de Tecnologia da Informação do país, de 2000; o conteúdo continua disponível em outros lugares.” 

Também foi informado que, em casos como esse, o usuário poderia contatar o secretário do Ministério da Informação e Radiodifusão da Índia. O secretário, Sanjay Jaju, não respondeu imediatamente aos pedidos de comentário. 

Origem da solicitação de suspensão da conta não foi identificada (Imagem: Mamun_Sheikh/Shutterstock)

Leia mais:

Lei indiana prevê suspensão de conteúdo em caso de solicitação governamental
(Imagem: miss.cabul/Shutterstock)

Lei Indiana 

De acordo com a Lei de Tecnologia da Informação da Índia (2000), autoridades governamentais designadas podem exigir a remoção de conteúdo de plataformas de mídia social quando: 

  • o conteúdo violar leis locais;
  • houver motivos de segurança nacional;
  • a publicação ameaçar a ordem pública.

A plataforma X tem enfrentado conflitos frequentes com o governo da Índia por causa de pedidos para remover conteúdos. Em março, a empresa entrou com um processo contra o governo federal. O processo ainda está em andamento. 


Beatriz Campos é redator(a) no Olhar Digital

Ana Luiza Figueiredo

Redator(a)


Ana Luiza Figueiredo no LinkedIn

Ana Luiza Figueiredo é repórter do Olhar Digital. Formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), foi Roteirista na Blues Content, criando conteúdos para TV e internet.


Postagem Relacionada

Copyright © 2024 Jornal Vertente

Jornal Vertente
Visão geral da privacidade

Este site utiliza cookies para que possamos fornecer a melhor experiência possível ao usuário. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e desempenham funções como reconhecer você quando retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.