Evite estes alimentos se não quiser ter pesadelos

Um novo estudo revelou que existem alguns alimentos que podem prejudicar a qualidade do sono e até provocar pesadelos

Imagem: MAYA LAB/Shutterstock

Compartilhe esta matéria

Existe uma crença popular que diz que não se deve comer queijo antes de dormir. Isso porque o alimento seria responsável por causar pesadelos durante o sono. Um novo estudo liderado pela Universidade de Montreal, no Canadá, analisou o que há de verdade nisso.

Os pesquisadores descobriram que existem realmente alguns alimentos que podem prejudicar a qualidade do sono e até afetar os sonhos das pessoas. E que eles estão relacionados à intolerância à lactose e outros problemas alimentares

Imagem mostra um queijo cortado em cima de uma tábua
Comer queijo antes de dormir pode não ser uma boa ideia (Imagem: Milton Buzon/Shutterstock)

Doces e laticínios podem prejudicar o sono

Durante o trabalho, os cientistas analisaram 1.082 participantes com idade média de 20 anos. Mais de 40% deles relataram que a alimentação afetou o sono de alguma forma. Os alimentos identificados como prejudiciais incluem sobremesas ou doces, alimentos picantes e laticínios. Já frutas, vegetais e chá de ervas faziam dormir melhor.

Os pesquisadores ainda identificaram que doces e laticínios foram mais frequentemente ligados a sonhos bizarros ou perturbadores. E que os participantes com intolerância à lactose ou alergias alimentares relataram ter mais pesadelos.

Os pesadelos são piores para pessoas intolerantes à lactose que sofrem sintomas gastrointestinais graves e cujo sono é interrompido. Isso faz sentido, porque sabemos que outras sensações corporais podem afetar o sonho. Os pesadelos podem ser muito perturbadores, especialmente se ocorrerem com frequência, porque tendem a despertar as pessoas do sono em um estado disfórico. Eles também podem produzir comportamentos de evitação do sono. Ambos os sintomas podem roubar um sono reparador.

Tore Nielsen, principal autor do estudo

doces
Doces podem afetar qualidade do sono (Imagem: Tetiana Chernykova/Shutterstock)

O trabalho ainda revelou que comer muito tarde prejudica a qualidade do sono, além de proporcionar sonhos mais negativos e pesadelos mais frequentes. Já uma alimentação mais saudável e que evita refeições noturnas pode ter o efeito contrário. As conclusões foram descritas em estudo publicado na revista Frontiers in Psychology.

Leia mais

Alguns alimentos que podem prejudicar a qualidade do sono (Imagem: Sergey Mironov/shutterstock)

Não é possível comprovar que o consumo dos alimentos proporciona pesadelos

  • Apesar das conclusões, o trabalho tem algumas limitações.
  • A primeira delas é que não é possível comprovar que o consumo dos alimentos proporciona pesadelos, e sim fazer um associação entre variáveis.
  • Além disso, não está claro se a dieta afeta os sonhos, se os sonhos afetam a dieta ou se outro fator afeta ambos.
  • Outro problema é que os participantes eram jovens estudantes universitários canadenses.
  • Isso porque pessoas de outras faixas etárias poderiam apresentar resultados diferentes.
  • De qualquer forma, a pesquisa é importante para ampliar a discussão sobre o assunto.


Alessandro Di Lorenzo

Colaboração para o Olhar Digital

Alessandro Di Lorenzo é formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e atua na área desde 2014. Trabalhou nas redações da BandNews FM em Porto Alegre e em São Paulo.


Postagem Relacionada

Copyright © 2024 Jornal Vertente

Jornal Vertente
Visão geral da privacidade

Este site utiliza cookies para que possamos fornecer a melhor experiência possível ao usuário. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e desempenham funções como reconhecer você quando retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.