‘Parente’ de búfalo é clonado por cientistas chineses

O animal clonado nasceu com 33,5 kg, mais pesado do que a maioria dos recém-nascidos de espécie, e apresenta uma pelagem completamente preta

Imagem: Wan Kum Seong/Shutterstock

Compartilhe esta matéria

Pesquisadores da China anunciaram um feito e tanto. Eles conseguiram clonar com sucesso um iaque, animal herbívoro encontrado na região do Himalaia e que faz parte da mesma família do boi, do búfalo e do bisão.

O clone nasceu nesta semana em uma base de reprodução da espécie localizada no condado de Damxung, no sudoeste da China. Segundo a equipe, ele está completamente saudável e consegue andar normalmente.

Iaques fazem parte da mesma família do boi, do búfalo e do bisão (Imagem: Chandra Man Dongol/Shutterstock)

Clonagem pode ajudar a conservar espécie

  • Segundo informações da agência de notícias chinesa Xinhua, o iaque clonado nasceu com 33,5 kg, mais pesado do que a maioria dos animais recém-nascidos de espécie.
  • O filhote apresenta uma pelagem completamente preta.
  • Os cientistas usaram a seleção de todo o genoma e tecnologias de clonagem de células somáticas para criar o animal.
  • Segundo a equipe, esta tecnologia de clonagem desempenhará um papel fundamental na conservação da espécie.

Leia mais

Representação digital do DNA
Cientistas usaram o material genético do animal para criar um clone da espécie (Imagem: aytuncucaroglu/Shutterstock)

Mudanças climáticas ameaçam população de iaques no Himalaia

Estima-se que cerca de 50 mil iaques vivam hoje na região do Himalaia. O número representa um declínio acentuado em relação aos 132 mil animais identificados em 1977. O principal fator para a redução da população desta espécie é a atividade humana.

No entanto, cientistas apontam que os efeitos das mudanças climáticas também prejudicam a sobrevivência destes mamíferos. Apesar de ser um símbolo de resiliência em função de sua adaptação em um ambiente extremamente desafiador, os iaques podem estar sofrendo com doenças.

Conceito de catástrofe; Aquecimento Global
Aumento das temperaturas ameaça os animais (Imagem: Bigc Studio/Shutterstock)

Para os pesquisadores, os declínios na saúde geral da espécie, bem como as dificuldades na migração destes animais, são causados pelo aumento da temperatura média do planeta. Na região do Himalaia, este cenário possibilita a ocorrência mais frequente de desastres naturais, como inundações repentinas e deslizamentos de terra, que acabam reduzindo a população de iaques.


Alessandro Di Lorenzo

Colaboração para o Olhar Digital

Alessandro Di Lorenzo é formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e atua na área desde 2014. Trabalhou nas redações da BandNews FM em Porto Alegre e em São Paulo.


Postagem Relacionada

Copyright © 2024 Jornal Vertente

Jornal Vertente
Visão geral da privacidade

Este site utiliza cookies para que possamos fornecer a melhor experiência possível ao usuário. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e desempenham funções como reconhecer você quando retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.