Mantenha agasalhos a postos para fim de semana

O clima deve continuar gelado em boa parte do Brasil nesta sexta-feira (11) e ao longo do fim de semana. Nas regiões Sul, Sudeste e interior do Nordeste, os dias provavelmente vão começar bem frios. Já no litoral nordestino e na região Norte, devem cair chuvas isoladas. No Centro-Oeste, a previsão é de sol forte e ar seco.

As mínimas devem ficar entre 10ºC e 13ºC nas capitais do Sul e do Sudeste no fim de semana. No interior do país, as tardes continuam secas e com sol firme. Já a faixa Norte e parte do litoral leste segue com pancadas de chuva.

Dependendo de onde você estiver no Brasil, pode enfrentar chuva, nevoeiros e tempo seco no fim de semana

Nas manhãs geladas, há chance de aparecerem nevoeiros (entenda a diferença entre nevoeiro, neblina e névoa no final desta matéria). Pelo menos, em áreas que vão do sul do Espírito Santo ao norte do Rio Grande do Sul. Entram aqui capitais como Porto Alegre (RS), São Paulo (SP) e Rio de Janeiro (RJ). As informações são do G1.

Nevoeiro em estrada em Apucarana, no Paraná (Imagem: ImagensstockBR/Shutterstock)

Além do frio, há previsão de umidade baixa no ar para boa parte do Sudeste e no interior do Nordeste – áreas onde o sol deve aparecer entre nuvens. A mesma tendência vale para o Centro-Oeste, onde o sol forte provavelmente vai predominar.

Em estados como São Paulo, Goiás, Mato Grosso, Tocantins e Pará, a umidade do ar pode ficar abaixo dos 30%, segundo a Climatempo. Já em áreas do Mato Grosso e no norte do Mato Grosso do Sul, a umidade pode ficar abaixo dos 20%.

  • Por isso, recomenda-se redobrar a atenção para beber água (mesmo sem sentir sede). E evitar praticar atividades físicas na rua durante as horas mais quentes do dia.
São Paulo em dia quente
Tempo deve continuar seco pelo menos até o fim da primeira quinzena de julho em boa parte do Brasil (Imagem: Rovena Rosa/Agência Brasil)

“Grande parte da população brasileira vai continuar convivendo com o ar muito seco pelo menos até o fim da primeira quinzena de julho”, escreve Josélia Pegorim no site da Climatempo. “A chuva só deve ocorrer em áreas próximas do mar e no extremo norte do país.”

De fato, quando você olha para a previsão do tempo para o litoral do Nordeste e a região Norte, chuvas aparecem no horizonte, por conta de ventos úmidos vindos do oceano. Boa Vista (RR), João Pessoa (PB), Macapá (AP), Manaus (AM) e Recife (PE) são exemplos de cidades com chance de chuva.

Leia mais:

Existe diferença entre nevoeiro, neblina e névoa?

Sim. Embora sejam semelhantes, existem diferenças entre esses fenômenos meteorológicos. A principal delas é a intensidade da umidade.

Regiões de mata são conhecidas pela alta umidade e a formação de neblina (Imagem: Maarten Zeehandelaar/Shutterstock)

Neblina é uma nuvem com gotículas de água que desce para o solo. Nevoeiro é a mesma coisa. Sim, são sinônimos. Neblina é o nome popular do nevoeiro, termo mais técnico.

Já a névoa é um fenômeno meteorológico mais brando do que a neblina. Para surgir, a umidade do ar precisa ser aproximadamente 80%.

Entenda os detalhes sobre essas diferenças nesta matéria do Olhar Digital.


Postagem Relacionada

Copyright © 2024 Jornal Vertente

Jornal Vertente
Visão geral da privacidade

Este site utiliza cookies para que possamos fornecer a melhor experiência possível ao usuário. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e desempenham funções como reconhecer você quando retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.