Veja os destaques do Olhar Digital News desta sexta-feira (11):
Pesquisadores conseguiram pontuar a origem aproximada e estimar a idade do objeto interestelar 3I/ATLAS, descoberto no início deste mês. A hipótese é de que ele tenha vindo do chamado disco espesso da Via Láctea e seja mais velho que nosso Sistema Solar.
Finalmente? Cura para calvície pode ter sido descoberta
Entre os principais desafios da Medicina, a cura da calvície é um dos que acompanham a humanidade há mais tempo. Pesquisadores da Califórnia podem ter avançado nesse sentido: eles identificaram uma pequena molécula que, quando estimulada, pode despertar folículos adormecidos. Ou seja, o potencial é que nasça cabelo forte – e não uma penugem.
Notas da Comunidade do X fracassam: 90% nunca são publicadas, diz estudo
Um estudo do Instituto de Democracia Digital das Américas revelou que mais de 90% das Notas da Comunidade do X, o antigo Twitter, nunca são publicadas, levantando dúvidas sobre a eficácia do sistema como ferramenta de verificação.
Estamos cercados por ‘galáxias fantasmas’, diz estudo
Um novo estudo realizado por uma equipe de astrônomos da Universidade de Durham, no Reino Unido, apresentou conclusões que podem mudar o atual entendimento sobre o que há nas proximidades da Via Láctea. A pesquisa sugere que até 100 pequenas galáxias podem estar por perto, mas muitas delas nunca teriam sido identificadas.
Satélite buscará sinais do “Amanhecer Cósmico” na Lua
Astrônomos planejam lançar um satélite ao lado distante da Lua para descobrir novas informações sobre o “Amanhecer Cósmico” – os primeiros milhões de anos após o Big Bang. O grupo apresentou o projeto durante a Reunião Nacional de Astronomia 2025, coordenada pela Royal Astronomical Society, em Durham, na Inglaterra.
O Olhar Digital News vai ao ar de segunda a sexta-feira nas nossas redes sociais!