Nomeação de novo chefe da NASA rompe tradição; entenda

Após suspender indicação de aliado de Elon Musk para o cargo, Trump escolheu o secretário de Transportes dos EUA para comandar a agência espacial

NASA tem novo líder indicado por Donald Trump. Crédito: Nadezda Murmakova/Shutterstock

Compartilhe esta matéria

Após as polêmicas envolvendo Elon Musk e Donald Trump, inclusive com a retirada do nome de Jared Isaacman para chefiar a NASA devido à proximidade entre os empresários, a agência espacial finalmente tem um novo comandante. O responsável pelo órgão será Sean Duffy, atual secretário dos Transportes dos EUA.

O presidente vinha sendo pressionado para anunciar logo um novo nome para chefiar a entidade. No entanto, a decisão gerou surpresas, uma vez que rompe com uma tradição estabelecida dentro da NASA.

Donald Trump apontando para a frente; atrás, parte da bandeira dos EUA desfocada
Nomeação de Trump para liderar a NASA é altamente incomum. Crédito: Jonah Elkowitz/Shutterstock

Duffy não tem formação científica

Embora o Departamento dos Transportes dos EUA supervisione a Administração Federal de Aviação (FAA) do país, que por sua vez é responsável pelo transporte espacial comercial e o controle de tráfego aéreo, Sean Duffy não tem formação científica. Por conta disso, a nomeação dele foi considerada altamente incomum.

Historicamente, os administradores da NASA são ex-astronautas, burocratas de longa data da própria agência espacial, ex-congressistas ou então veteranos do Exército. Já o novo líder do órgão é um político, advogado e que já apareceu em programas de televisão dos EUA.

Secretário de Transportes, Sean Duffy foi o escolhido para chefiar a agência espacial dos EUA (Imagem: Joshua Sukoff/Shutterstock)

Além disso, não é comum que o comandante da NASA divida funções. E é exatamente isso que acontecerá agora, já que o indicado de Trump continuará atuando como secretário de Transportes do país.

Leia mais

Trump decidiu retirar nomeação de Jared Isaacman, empresário próximo de Elon Musk, como administrador-chefe da NASA. Créditos: SpaceX / Joey Sussman – Shutterstock. Edição: Olhar Digital

NASA vive momento delicado

  • Durante o período de incertezas sobre o novo chefe da agência espacial, a Casa Branca afirmou que o próximo comandante do órgão precisaria estar alinhado com os ideais do presidente Trump;
  • E é exatamente o que se espera de Duffy no cargo;
  • O governo dos EUA apresentou uma proposta de redução do orçamento da NASA para 2026 de US$ 24,8 bilhões para US$ 18,8 bilhões;
  • Se aprovada, a medida pode resultar na demissão de cerca de um terço dos funcionários do órgão;
  • Isso traria possíveis impactos em missões importantes, como a sonda Juno, em Júpiter, e a New Horizons, que estudou Plutão, que correm risco de serem encerradas;
  • Esses cancelamentos podem atrasar em anos o progresso da exploração espacial norte-americana.


Alessandro Di Lorenzo

Colaboração para o Olhar Digital

Alessandro Di Lorenzo é formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e atua na área desde 2014. Trabalhou nas redações da BandNews FM em Porto Alegre e em São Paulo.

Flavia Correia

Redator(a)


Flavia Correia no Twitter

Jornalista formada pela Unitau (Taubaté-SP), com Especialização em Gramática. Já foi assessora parlamentar, agente de licitações e freelancer da revista Veja e do antigo site OiLondres, na Inglaterra.


Postagem Relacionada

Copyright © 2024 Jornal Vertente

Jornal Vertente
Visão geral da privacidade

Este site utiliza cookies para que possamos fornecer a melhor experiência possível ao usuário. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e desempenham funções como reconhecer você quando retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.