Lua dos Veados? Entenda o nome real e o destaque deste ano

Você deve ter lido por aí que nesta quinta-feira (10) surge no céu a “Lua Cheia dos Veados”. Isso é mesmo verdade? A resposta é: depende da interpretação. De qualquer forma, seja como for chamada, a lua cheia de julho de 2025 tem algumas características que a tornam especial.

Primeiro, vamos entender a questão do nome. De acordo com o Old Farmer’s Almanac (Almanaque do Velho Fazendeiro), uma das publicações mais tradicionais dos EUA voltadas à vida no campo, a lua cheia de cada mês do ano tem uma designação própria. 

Em junho, por exemplo, tivemos a “Lua de Morango”. Embora a denominação pareça indicar uma mudança na coloração do satélite natural da Terra, o apelido está relacionado, na verdade, ao período de colheita de morangos naquele país, e foi escolhido por povos nativos que iam para o campo para o plantio de frutas, verduras e legumes. 

Em junho, tivemos a “Lua de Morango”. Crédito: Aloha Hawaii/StudioFI – Shutterstock (Edição: Olhar Digital)

No caso de julho, é o início do verão no Hemisfério Norte. E é bem nesta época que os chifres dos cervos machos começam a nascer novamente. 

Por cervos, entende-se veados, alces, renas, entre outros da família Cervidae. Esses animais perdem a galhada no inverno e recuperam no verão, em um ciclo anual de queda e regeneração que torna os chifres progressivamente maiores conforme a idade. Então, aqui no Brasil, este nome nem faz sentido, já que estamos na fase de perda e não de crescimento dos chifres dos cervos.

No início do verão, os chifres dos cervos machos começam a crescer, e isso ocorre em julho nos EUA, por isso a lua cheia deste mês é chamada de “Lua dos Cervos” por lá. Crédito: Andrea Izzotti – Shutterstock

Nomes da Lua Cheia de cada mês 

Abaixo segue a lista de nomes tradicionais norte-americanos e as datas de cada lua cheia deste ano.

Luas cheias de 2025:

  • 13 de janeiro de 2025: Wolf Moon (Lua do Lobo);
  • 12 de fevereiro de 2025: Snow Moon (Lua de Neve);
  • 14 de março de 2025: Worm Moon (Lua de Minhoca);
  • 12 de abril de 2025: Pink Moon (Lua Rosa);
  • 12 de maio de 2025: Flower Moon (Lua das Flores);
  • 11 de junho de 2025: Strawberry Moon (Lua de Morango);
  • 10 de julho de 2025: Buck Moon (Lua dos Cervos);
  • 9 de agosto de 2025: Sturgeon Moon (Lua do Esturjão); 
  • 5 de novembro de 2025: Beaver Moon (Lua do Castor); 
  • 4 de dezembro de 2025: Cold Moon (Lua Fria).

Acima do equador, a lua cheia de julho também é chamada de “Lua do Trovão”, em referência às tempestades do início do verão. Particularmente na Europa, alguns se referem a ela como “Lua do Feno”, porque é quando os fazendeiros coletam esse alimento para os animais, ou “Lua das Ervas”, por ser a fase ideal para colheita de plantas medicinais.

Leia mais:

O que a lua cheia de julho tem de diferente este ano?

De acordo com o guia de observação astronômica InTheSky.org, exatamente neste mesmo dia em que a Lua entra na fase cheia ela também atingiu o afélio, que é o ponto mais distante de sua órbita em relação ao Sol.

Esta é uma das luas cheias mais altas deste ano no Hemisfério Sul e a mais distante do Sol. Crédito: Mohsin karor – Shutterstock

Isso aconteceu às 7h12 (horário de Brasília), quando ela chegou a 1,0192 unidades astronômicas (UA) do astro – em torno de 152,8 milhões de km.

Como a Terra atingiu seu afélio há poucos dias, mais precisamente na última quinta-feira (3), isso significa que esta é a lua cheia mais distante do Sol de 2025. E ainda tem mais: esta também é uma das luas cheias mais alta dos céus do Hemisfério Sul neste ano. 

Ou seja, independentemente do nome, motivos não faltam para olhar para cima e apreciá-la esta noite!


Postagem Relacionada

Copyright © 2024 Jornal Vertente

Jornal Vertente
Visão geral da privacidade

Este site utiliza cookies para que possamos fornecer a melhor experiência possível ao usuário. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e desempenham funções como reconhecer você quando retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.