OpenAI fecha compra de empresa de hardware

O ChatGPT físico está um passo mais perto de virar realidade. Depois de alguns meses, a OpenAI anunciou que oficialmente fechou a compra da io Products, empresa de hardware de Jony Ive, lendário designer da Apple.

E se você já ouviu falar nessa história, é porque a desenvolvedora e a companhia de Ive estão negociando desde o final de maio. Agora, a novela chegou ao fim, com a aquisição definitiva.

Entenda a história e as expectativas para o ChatGPT físico abaixo.

jony ive
Compra foi anunciada pela primeira vez no final de maio, mas passou por um processo judicial no caminho (Imagem: Thrive Studios/Shutterstock)

OpenAI oficializou a compra da io Products

A aquisição foi mencionada pela primeira vez no final de maio. A OpenAI publicou uma carta conjunta do CEO Sam Altman com Jony Ive (que foi chefe de designer da Apple por anos) anunciando a compra, e um vídeo de nove minutos dos dois conversando.

Desde aquela época, Altman revelou a intenção de criar uma versão física de sua IA.

No entanto, ao final de junho, a OpenAI apagou tudo sobre a compra do site e das redes sociais. Como reportado pelo Olhar Digital, o motivo não foi o fim da parceria, mas sim uma ordem judicial movida pela empresa iyO (uma startup de aparelhos auditivos) por violação de marca registrada (com o uso do nome “io”).

Nesta quarta-feira (09), a desenvolvedora republicou a carta aberta de Altman e Ive no site, mas com atualizações mudando o nome “io” para “io Products, Inc”. A compra está finalizada.

A io Products passa a ser da OpenAI, sem qualquer vínculo com Jony Ive.

No entanto, o designer também trabalhará em conjunto com a desenvolvedora. Segundo a empresa, Ive e a LoveFrom (empresa de design do executivo) assumem funções ligadas a design dentro da OpenAI – mas permanecem independentes. Ou seja, eles não estão ligados a io.

Imagem mostra o designer Jony Ive e o CEo da OpenAI, Sam Altman, conversando em um balcão de bar
No vídeo de anúncio, Ive (esquerda) e Altman (direta) conversam sobre as expectativas para o produto (Imagem: OpenAI/Reprodução)

Leia mais:

Como será o ChatGPT físico?

Como revelado por Altman no final de maio, a intenção é criar um dispositivo físico para a IA da OpenAI.

Veja o que já sabemos sobre esse aparelho:

  • O CEO demonstrou estar com altas expectativas, tendo chamado o protótipo desenvolvido de “a tecnologia mais incrível que o mundo já viu“;
  • Rumores indicam que o dispositivo será compacto, sem tela e usado no pescoço;
  • Documentos do processo movido pela iyO revelaram que não se trata de um fone de ouvido;
  • A produção está prevista para 2027.


Postagem Relacionada

Copyright © 2024 Jornal Vertente

Jornal Vertente
Visão geral da privacidade

Este site utiliza cookies para que possamos fornecer a melhor experiência possível ao usuário. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e desempenham funções como reconhecer você quando retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.