
Tudo sobre Estados Unidos

Tudo sobre TikTok
Após alguns adiamentos, o prazo para definição do futuro do TikTok nos Estados Unidos agora acaba no mês de setembro. E a esperança para finalmente superar este impasse está na criação de uma nova versão do aplicativo.
Lembrando que a plataforma precisa passar para o controle de donos norte-americanos para seguir operando no país. No entanto, o governo da China e a ByteDance, responsável pela rede social, são contrários a qualquer tipo de negociação.

Novo aplicativo já estaria sendo desenvolvido
Apesar de um acordo ainda parecer difícil, a mais nova sugestão pode acabar dando os resultados esperados. O governo dos EUA diz estar perto de formalizar a venda da rede social para um grupo de investidores de fora da China, incluindo a Oracle. Neste cenário, a ByteDance manteria uma participação minoritária nas operações.
De acordo com o portal The Information, o TikTok estaria realmente desenvolvendo um novo aplicativo para ser utilizado especificamente nos Estados Unidos. Isso reforça a possibilidade de que o app atual seja substituído num futuro próximo. A ideia é que os usuários norte-americanos façam esta troca até março do ano que vem.

Este novo acordo permitira respeitar as leis dos EUA, garantindo a manutenção da plataforma de vídeos no país. Mas nem tudo está claro. Pela legislação norte-americana, o novo aplicativo terá que ter um algoritmo separado. O que irá acontecer com o atual sistema é um verdadeiro mistério. O fato do TikTok não se pronunciar oficialmente sobre o assunto aumenta as incertezas sobre o futuro da rede social.
Leia mais

Rede social chegou a ser retirada do ar
- O prazo inicial para que o TikTok evitasse o banimento da rede social nos EUA acabou em 19 de janeiro.
- A justiça do país, então, determinou a interrupção das operações, medida que foi revertida por decreto do presidente Donald Trump, que deu mais 75 dias de prazo para resolver a situação.
- Sem um acordo, o republicano assinou duas novas ordens de extensão do prazo, que agora vai até setembro.
- O principal impasse é em relação ao uso feito dos dados coletados pela plataforma, que seriam enviados para o governo da China, representando um risco para a segurança nacional norte-americana.
- Por isso, o TikTok está sendo pressionado para vender as operações para um dono dos EUA, o que não aconteceu até agora.
- A empresa chinesa e o governo do país asiático contestam as alegações e acusam os norte-americanos de ferirem os princípios da concorrência justa.