IBM lança nova linha de chips que promete simplificar IA

Os produtos são mais eficientes em termos de energia e marcam a primeira grande atualização da empresa em sua linha de chips desde 2020

Imagem: LCV/Shutterstock

Compartilhe esta matéria

Gigante da área da tecnologia, a IBM acaba de apresentar novidades que podem representar uma verdadeira revolução no setor de inteligência artificial. Trata-se de uma nova linha de produtos desenvolvida pela empresa.

De acordo com informações da Reuters, são chips e servidores de data center mais eficientes em termos de energia. Além disso, eles prometem simplificar o processo de implantação de IA nas operações de negócios.

inteligencia artificial
Produtos devem simplificar o processo de implantação de IA (Imagem: Anggalih Prasetya/Shutterstock)

Chips Power11 são novidade da IBM

  • Os chips Power11 foram apresentados oficialmente ao público nesta terça-feira (8).
  • Os produtos marcam a primeira grande atualização da empresa em sua linha de chips desde 2020.
  • Como os servidores de IA da Nvidia, os sistemas Power da IBM são um pacote integrado de chips e software.
  • Eles tradicionalmente competem com as linhas da Intel e AMD, sendo amplamente utilizados em data centers, especialmente em setores especializados, como serviços financeiros, manufatura e saúde.

Leia mais

Empresa lançou nova linha de chips de IA (Imagem: Below the Sky/Shutterstock)

Produtos podem detectar ataques hackers

Segundo Tom McPherson, gerente geral de sistemas de energia da IBM, os sistemas Power11 ficarão disponíveis a partir do dia 25 de julho. Ele ressalta que não será necessário nenhum tempo de inatividade para atualizações de software.

Os novos produtos são projetados para detectar e responder em um minuto a um eventual ataque de ransomware. Neste tipo de ação, hackers criptografam dados e tentam extrair um resgate em troca das informações.

ibm
Gigante da tecnologia apresentou os produtos nesta semana (Imagem: Laborant/Shutterstock)

A ideia da empresa é integrar, ainda neste ano, a nova linha ao Spyre, chip de IA lançado em 2024. McPherson disse que a IBM não pretende competir com a Nvidia para ajudar a criar e treinar sistemas de IA, mas está focada em simplificar a implantação da tecnologia.


Alessandro Di Lorenzo

Colaboração para o Olhar Digital

Alessandro Di Lorenzo é formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e atua na área desde 2014. Trabalhou nas redações da BandNews FM em Porto Alegre e em São Paulo.


Postagem Relacionada

Copyright © 2024 Jornal Vertente

Jornal Vertente
Visão geral da privacidade

Este site utiliza cookies para que possamos fornecer a melhor experiência possível ao usuário. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e desempenham funções como reconhecer você quando retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.