Por que os olhos dos gatos brilham? Resposta está nos tubarões

Segundo os cientistas, as características presentes nos olhos destes animais permitem que eles possuam uma espécie de visão noturna

Imagem: Adventuring Dave/Shutterstock

Compartilhe esta matéria

Quem tem gato em casa provavelmente já notou que os olhos destes animais podem brilhar em alguns momentos. O fenômeno pode ser explicado pela presença de uma camada atrás da retina que age refletindo a luz.

O mais interessante, no entanto, é que essa característica pode ser identificada em várias espécies diferentes. Entre elas, estão os grandes e temidos tubarões-brancos, um dos maiores predadores do nosso planeta.

Animais possuem uma espécie de visão noturna

  • Segundo os cientistas, os olhos brilham para permitir que os animais tenham uma segunda chance de capturar a luz fraca.
  • Isso pode ser algo fundamental para caçar, por exemplo.
  • É como se estas espécies possuíssem uma visão noturna.
  • Mas nem tudo é positivo.
  • Essas características fazem como que a visão do tubarão-branco seja mais embaçada.
  • Já os gatos enxergam menos sob condições de luz forte.
  • As informações são do IFL Science.
Olhos dos tubarões-brancos também brilham (Imagem: Alessandro De Maddalena/Shutterstock)

Leia mais

Gatos e tubarões são exemplo de evolução convergente

Os cientistas explicam que os tubarões-brancos preferem caçar em ambientes escuros. Nestas condições, as presas têm menos probabilidade de vê-lo chegando. Já os predadores não enfrentam muitas dificuldades. Estima-se que eles tenham uma visão noturna 10 vezes melhor do que a dos humanos.

Nos tubarões, essa capacidade é explicada pela presença de cristais de guanina. Já nos gatos, estão presentes os cristais de riboflavina-zinco. Os dois atuam exatamente da mesma forma, permitindo enxergar melhor quando há menos luz, e fazendo com que os olhos dos animais brilhem.

Gatos contam com a presença de cristais de riboflavina-zinco nos olhos (Imagem: anto anto/Shutterstock)

Acredita-se que estas semelhanças sejam um exemplo de evolução convergente. Isso acontece quando dois grupos de animais distintos evoluem independentemente de forma parecida com o objetivo de resolver um problema. Neste caso, como viver melhor na escuridão.


Alessandro Di Lorenzo

Colaboração para o Olhar Digital

Alessandro Di Lorenzo é formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e atua na área desde 2014. Trabalhou nas redações da BandNews FM em Porto Alegre e em São Paulo.


Postagem Relacionada

Copyright © 2024 Jornal Vertente

Jornal Vertente
Visão geral da privacidade

Este site utiliza cookies para que possamos fornecer a melhor experiência possível ao usuário. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e desempenham funções como reconhecer você quando retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.