Mundo pode ter 13 milhões de robôs humanoides até 2035

De acordo com o levantamento, um dos fatores que levariam a essa popularização é o preço cada vez mais acessível dos robôs

(Imagem criada por DALL-E/Gabriel Sérvio/Olhar Digital)

Compartilhe esta matéria

A presença dos robôs humanoides no nosso cotidiano pode se tornar realidade muito antes do que alguns imaginam. Nos últimos anos, diversas empresas estão apostando pesado para aprimorar as capacidades destes dispositivos.

Agora, um relatório do Morgan Stanley, empresa global de serviços financeiros, estima que, até 2035, haverá pelo menos 13 milhões de humanoides no mundo. E muitos deles estarão sendo utilizados para realização de tarefas domésticas.

Preço dos dispositivos deve ficar mais acessível (Imagem: IM Imagery/Shutterstock)

Mercado de robôs humanoides deve crescer rápido

  • De acordo com o levantamento, um dos fatores que levariam a essa popularização das máquinas é o preço cada vez mais acessível dos produtos.
  • O relatório estima que o valor necessário para se manter um robô humanoide deve girar em torno de US$ 10 mil ao ano (cerca de R$ 54 mil).
  • Já a Organização das Nações Unidas (ONU) acredita que o número de dispositivos pode atingir a impressionante marca de um bilhão até 2050.
  • Se essa realidade se confirmar, haveria quase um humanoide a cada 10 seres humanos.

Leia mais

Robôs humanoides assumem tarefas de humanos em fábrica da Mercedes
Robôs humanoides já assumem tarefas em fábrica da Mercedes (Imagem: divulgação/Mercedes-Benz)

Dispositivos já são usados em algumas fábricas

Atualmente, alguns robôs humanoides já estão sendo testados em fábricas, especialmente nas áreas de logística e serviços. Montadoras como a BMW, a Mercedes-Benz e a Hyundai, por exemplo, já utilizam estas máquinas para o transporte de peças, inspeção de componentes e movimentação de cargas.

Já a Amazon tem ampliado o uso do robô Digit em seus centros de distribuição. Nestes espaços, os dispositivos já estão substituindo funcionários em tarefas como carregar caixas de um lugar para outro, acelerando alguns processos. 

Robô da Tesla com mão fechada e olhando para o lado
Optimus é o robô humanoide desenvolvido pela Tesla (Imagem: divulgação/Tesla)

Há também um projeto desenvolvido pela Tesla. A empresa de Elon Musk planeja que seu robô Optimus possa ser utilizado para carregar objetos e até dobrar roupas nos próximos anos. Além disso, os equipamentos poderão ser utilizados na fabricação de veículos elétricos.

A verdade é que ainda não sabemos ao certo como será o futuro, mas provavelmente os robôs humanoides farão parte dele. Basta entender como será essa integração e se eles serão realmente acessíveis e seguros para a maior parte das pessoas.


Alessandro Di Lorenzo

Colaboração para o Olhar Digital

Alessandro Di Lorenzo é formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e atua na área desde 2014. Trabalhou nas redações da BandNews FM em Porto Alegre e em São Paulo.


Postagem Relacionada

Copyright © 2024 Jornal Vertente

Jornal Vertente
Visão geral da privacidade

Este site utiliza cookies para que possamos fornecer a melhor experiência possível ao usuário. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e desempenham funções como reconhecer você quando retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.