Massa de ar polar: até quando vai o frio?

Se você acordou nesta quinta-feira (3) e pensou “Nossa, que frio!”, é bem provável que você mora na região Centro-Sul do Brasil, que desde o começo da semana está sendo atingida por uma nova massa de ar polar, que trouxe uma nova frente fria. A segunda deste inverno (que acabou de começar) e a quarta apenas em 2025. A boa notícia é que as temperaturas devem subir em breve.

De acordo com o Climatempo, o frio deve durar até a próxima segunda-feira (7), quando os termômetros devem começar a subir de forma gradativa. Entretanto, estamos no inverno, então não vai demorar até que o frio retorne.

Esta semana segue bastante gelada. A tarde de quarta-feira (2) de julho foi a mais fria de 2025 até agora em São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba. Já o amanhecer de 2 de julho foi o mais frio do ano até agora em Rio Branco, capital do Acre.

Quais são os locais atingidos pela nova onda de frio?

O mapa abaixo mostra as regiões afetadas pela onda de frio. De acordo com o Climatempo, “nas áreas em azul claro, o resfriamento será grande, mas não o suficiente para denominação de onda de frio. Nesta faixa, as temperaturas ficam de 3°C a 5°C abaixo da média”.

Quarta onda de frio atua sobre parte do centro-sul do Brasil no início de julho de 2025 (Fonte: Climatempo)

Veja a previsão do tempo durante a onda de frio em cada região do Brasil

Sul
Todos os estados da região enfrentam frio intenso, com temperaturas negativas em áreas elevadas e ocorrência de geadas. Cidades como São Joaquim, Urubici e Urupema, em Santa Catarina, registraram neve na noite de 30 de junho.

Sudeste
O sul de São Paulo, incluindo regiões como Vale do Ribeira, Presidente Prudente e a capital paulista, sente a onda com mais impacto. No entanto, a maior parte da região permanece com temperaturas próximas da média, com noites e manhãs mais amenas.

Pessoa tão agasalhada em dia frio que só a ponta do nariz dela aparece
(Imagem: Agência Brasil)

Centro-Oeste
Mato Grosso do Sul e o centro-sul e oeste de Mato Grosso experimentam quedas acentuadas de temperatura, com mínimas entre 5°C e 10°C.

Leia mais:

Norte
Regiões como o sul de Rondônia, o leste do Acre e o extremo sul do Amazonas enfrentam o fenômeno da friagem, com temperaturas significativamente abaixo da média.

Nordeste
A região fica de fora da onda de frio. O litoral pode ter chuvas esparsas, enquanto o interior enfrenta clima seco e temperaturas elevadas, entre 25°C e 28°C.


Postagem Relacionada

Copyright © 2024 Jornal Vertente

Jornal Vertente
Visão geral da privacidade

Este site utiliza cookies para que possamos fornecer a melhor experiência possível ao usuário. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e desempenham funções como reconhecer você quando retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.