Nos últimos anos, a aquisição de carros elétricos pelos brasileiros aumentou bastante no Brasil. Dessa forma, é normal que algumas coisas comecem a mudar no dia a dia das pessoas. Por exemplo, em estacionamentos de alguns supermercados e shoppings já é possível ver vagas exclusivas para esse tipo de veículo.
Entretanto, muitas pessoas não respeitam essas vagas e acabam estacionando veículos convencionais (não elétricos) nesses espaços.

Isso, muitas vezes, pode ocorrer por conta de uma falta de informação sobre como funcionam as vagas para carros elétricos e se realmente é obrigatório deixar o espaço apenas para veículos elétricos. Para ajudar com essa questão, trouxemos informações importantes relacionadas ao tema.
Leia mais:
Como funcionam as vagas para carro elétrico?
De acordo com o Conselho Nacional de Trânsito (Contran), esse tipo de vaga só deve ser criada se houver um carregador no local, como um “wallbox”, uma unidade de carregamento para carros elétricos. Caso contrário, qualquer automóvel pode estacionar no espaço.

Outro ponto importante sobre o funcionamento da vaga para carro elétrico é que nela os veículos só podem permanecer estacionados enquanto estiverem sendo carregados. Essa é uma determinação presente no inciso IX do Art. 3º do Contran, que diz:
“Área de estacionamento de veículos elétricos é a parte da via sinalizada para o uso de veículos com propulsão elétrica dotados de dispositivo plug-in para conexão à rede elétrica, exclusivamente durante o período de recarga.”
Pode levar multa pelo uso incorreto de uma vaga para carro elétrico?
Estacionar com um carro não recarregável na vaga de um veículo elétrico é proibido. Entretanto, até o momento não há fiscalização nem regras estabelecidas pelo Detran.

Dessa maneira, o condutor que estacionar o automóvel na vaga exclusiva não será multado. Porém, é sempre importante contar com o bom senso das pessoas, pois não há muitos carregadores de carros elétricos espalhados em shoppings, supermercados e locais públicos, e alguém pode estar precisando utilizar o equipamento disponível na vaga.