Siri, da Apple, pode ter ChatGPT embutido; entenda

Apple está atrasada em relação às rivais – e pode tentar tirar o atraso com a Siri

Imagem: shutterstock/Koshiro K

Compartilhe esta matéria

A Apple está desenvolvendo uma Siri aprimorada com inteligência artificial, com expectativa de ser lançada em 2026. Para isso, a empresa da maçã estaria considerando a ajuda da OpenAI ou da Anthropic, para ter o ChatGPT ou o Claude embutido em sua assistente de voz.

Isso porque a Apple continua com dificuldades em deslanchar sua IA própria. A parceria seria uma forma de viabilizar a Siri com IA a tempo (principalmente em meio a rumores de adiamentos).

Logo da Apple na fachada de um prédio
Siri com IA faz parte de um plano maior da Apple de tirar o atraso no setor (Imagem: beeboys/Shutterstock)

Apple está considerando ChatGPT e Claude para a Siri

A informação foi revelada por Mark Gurman, repórter da Bloomberg especialista na Apple. A companhia estaria considerando a ajuda da OpenAI ou da Anthropic para impulsionar a Siri.

Segundo Gurman, a Apple teria pedido às desenvolvedoras que criassem versões do ChatGPT e do Claude para serem testadas em sua infraestrutura própria. A empresa testou o desempenho dos dois modelos no processamento de solicitação básicas em comparação com sua IA própria.

O Claude, da Anthropic, foi considerado mais promissor do que o ChatGPT.

chatgpt apple
Possível parceria entre Apple e OpenAI, do ChatGPT, ainda estaria em “estágios iniciais” (Imagem: Koshiro K/Shutterstock)
  • A Apple já trabalha na Siri aprimorada com IA há meses. Rumores indicaram que a ideia não passava de “vaporware” — ou seja, um produto que promete grandes recursos, mas nunca chega nas mãos do público;
  • A empresa negou as críticas e afirmou que a atualização está em andamento, para ser lançada em 2026;
  • No entanto, alguns desafios apareceram no caminho. Por exemplo, o CEO Tim Cook “perdeu a confiança” no ex-chefe da Siri, John Giannandrea, e nomeou outro executivo no lugar (Mike Rockwell, que estava no comando da divisão do Vision Pro);
  • Por enquanto, a Apple ainda está analisando a possibilidade de integrar modelos de IA de terceiros na Siri, sem descartar o uso de seus próprios modelos.
Celular com logotipo da Perplexity na tela em cima de teclado de notebook
Apple também estaria considerando comprar a Perplexiy AI (Imagem: gguy/ Shutterstock)

Apple está investindo em IA

A Siri com IA faz parte de um plano maior da Apple em investir em inteligência artificial. Inclusive, a empresa estaria considerando comprar a Perplexity AI, justamente para incorporar recursos de IA aos seus dispositivos.

Leia mais:

Isso porque, em termos de inovações no setot artificial, a Apple está atrasada em relação às rivais. O Olhar Digital deu os detalhes aqui.


Vitoria Lopes Gomez

Vitoria Lopes Gomez é redatora no Olhar Digital


Postagem Relacionada

Copyright © 2024 Jornal Vertente

Jornal Vertente
Visão geral da privacidade

Este site utiliza cookies para que possamos fornecer a melhor experiência possível ao usuário. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e desempenham funções como reconhecer você quando retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.