Imagem rara mostra estação espacial com erupção solar ao fundo

Um flagrante preciso, raro e simplesmente espetacular. O fotógrafo norte-americano Andrew McCarthy registrou a Estação Espacial Internacional (ISS) passando na frente do Sol no exato instante em que uma erupção solar acontecia.

A foto foi feita no dia 15 de junho, no Deserto de Sonora, que se espalha pelo sudoeste dos EUA e noroeste do México. McCarthy revelou no X (antigo Twitter) que viajou até lá com o plano de registrar o breve trânsito da ISS, o que, por si só, já é um desafio para qualquer astrofotógrafo. No entanto, ele acabou surpreendido por um bônus cósmico: uma explosão solar em pleno fundo da cena.

O resultado foi uma imagem impressionante, que mostra a silhueta da estação espacial recortada contra o brilho do Sol e a delicada estrutura de uma erupção solar. “Felizmente, não só consegui a foto, como a explosão solar perfeitamente sincronizada tornou este um registro de 1 em um milhão que eu nunca conseguiria planejar devido à natureza fugaz dessas explosões”, escreveu McCarthy em seu perfil no Instagram.

Erupção solar não ofereceu perigo à estação espacial

Apesar da aparência intensa da erupção, a ISS não esteve em risco. A estação orbita a cerca de 400 quilômetros da Terra, muito longe do Sol. Embora essas explosões solares possam aumentar os níveis de radiação e afetar sistemas eletrônicos, geralmente não causam danos diretos.

Como o trânsito da ISS diante do Sol ou da Lua dura menos de um segundo, é preciso muito cálculo, precisão no equipamento e um pouco de sorte para registrar o momento exato. McCarthy é conhecido por dominar essa arte como poucos. Ele costuma empilhar milhares de imagens para criar composições detalhadas do Sol e da Lua.

Leia mais:

“Primeiros passos rumo a algo muito maior”

Para essa captura em específico, ele usou vários telescópios ao mesmo tempo, resfriados com bolsas de gelo para resistir ao calor do deserto. Depois, continuou fotografando o Sol para montar um mosaico que preenche todo o disco solar com riqueza de detalhes.

Ele batizou a imagem de “Sonhos de Kardashev”, em homenagem ao astrônomo russo que criou uma escala para medir o avanço tecnológico de civilizações. Para McCarthy, o registro representa “nossos primeiros passos rumo a algo muito maior”.

Além de linda, essa foto é um lembrete poético do quanto a humanidade já avançou na exploração espacial. E de como o céu ainda guarda surpresas que valem cada segundo de espera.


Postagem Relacionada

Copyright © 2024 Jornal Vertente

Jornal Vertente
Visão geral da privacidade

Este site utiliza cookies para que possamos fornecer a melhor experiência possível ao usuário. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e desempenham funções como reconhecer você quando retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.