Em meio a investigações por falhas, o robotáxi da Tesla deu mais um passo importante. A montadora de Elon Musk anunciou que concluiu a entrega do primeiro veículo totalmente autônomo da fábrica diretamente para o cliente. Em outras palavras: o carro saiu da ‘loja’ e se dirigiu sozinho até seu comprador.
Musk havia prometido que a primeira entrega deste tipo aconteceria no dia 28 de junho (no último sábado). No entanto, no X (antigo Twitter), ele anunciou que a Tesla realizou o feito um dia antes do que o previsto.
Robotáxi da Tesa já está funcionando em Austin
A Tesla lançou seu serviço de robotáxis oficialmente no dia 22 de junho, há pouco mais de uma semana. Por enquanto, ele roda apenas em Austin, no Texas, onde fica a sede da montadora.
Além disso, o serviço está restrito a um grupo seleto de convidados (majoritariamente influenciadores) e em uma área limitada. Mas não demorou muito tempo para os problemas começarem: a Tesla já está passando por investigações por possíveis infrações.
Mesmo assim, o serviço tem sido elogiado por Musk. Na ocasião do anúncio do lançamento, o bilionário também havia prometido que, pouco tempo depois, o robotáxi sairia de fábrica direto para a casa do comprador, sem nenhum motorista a bordo.
Isso aconteceu na sexta-feira, como reportado pelo Olhar Digital. Agora, a Tesla divulgou um vídeo mostrando como foi o feito.
Veja:
Robotáxi se entregou sozinho
No vídeo divulgado pela Tesla, um modelo Model Y (o mesmo que está operando de forma autônoma nas ruas de Austin) sai da fábrica da montadora e percorre as ruas da cidade.
Ele passa por estradas e áreas residenciais, para em semáforos e estaciona ao lado do endereço de entrega. Não há nenhum motorista a bordo.
Os clientes que receberam o carro comemoram no X:

Primeiro veículo autônomo operando sozinho?
Elon Musk comemorou o feito no X, dizendo que “este é o primeiro veículo totalmente autônomo sem pessoas no carro ou operando o carro remotamente em uma via pública”.
Como lembrou o site The Verge, não é verdade. A Waymo, outra empresa de robotáxis, já opera de forma autônoma há mais de um ano nos Estados Unidos (mais especificamente, em Phoenix, São Francisco e Los Angeles).

Leia mais:
Robotáxis da Tesla estão passando por investigações
- Apesar da comemoração de Musk, os robotáxis ainda não estão totalmente livres de problemas;
- A Administração Nacional de Segurança no Tráfego Rodoviário dos Estados Unidos (NHTSA) iniciou uma investigação por possíveis infrações de trânsito dos veículos;
- Isso porque o robotáxi da Tesla foi flagrado cometendo erros graves logo no primeiro dia de operação;
- A montadora pediu que a investigação fosse conduzida de forma confidencial.
A Tesla também divulgou o vídeo do percurso completo do robotáxi. Confira: