Artefatos de 500 anos revelam civilização desconhecida

Análises revelaram que os artefatos foram utilizados em rituais de fertilidade misteriosos há mais de 500 anos

Imagem: Katiya Pavlova

Compartilhe esta matéria

A descoberta de artefatos antigos em uma uma caverna parcialmente alagada na região onde hoje fica o México despertou a curiosidade de cientistas. Também chamou a atenção o bom estado de conservação dos materiais.

Análises revelaram que os objetos foram utilizados em rituais de fertilidade há mais de 500 anos. No entanto, ninguém sabe explicar qual civilização teria sido responsável pela criação deles ou pela realização das celebrações.

No total, 14 artefatos foram localizados na caverna

  • A caverna fica no estado de Guerrero, a cerca de 2.380 metros acima do nível do mar.
  • Ela é conhecida como Tlayócoc, que significa “Caverna dos Texugos” na língua indígena Nahuatl.
  • Durante a exploração do local, os pesquisadores tiveram que atravessar uma verdadeira piscina de 15 centímetros de água.
  • Isso porque a caverna está parcialmente alagada.
  • Mesmo com as dificuldades, a equipe encontrou 14 artefatos antigos.
  • As informações são do Instituto Nacional de Antropologia e História do México.
Descobertas aconteceram na caverna Tlayócoc (Imagem: Katiya Pavlova)

Leia mais

Objetos teriam sido criados por cultura pouca conhecida

Entre os artefatos localizados estavam quatro pulseiras de conchas. Elas foram descobertas enroladas sobre pequenas estalagmites, formações rochosas comuns em cavernas. Os pesquisadores acreditam que isso tenha alguma relação com os rituais de fertilidade que foram realizados no local.

Três dos objetos apresentam decorações incisas. Entre elas, um símbolo em forma de S conhecido como “xonecuilli” e que está associado ao planeta Vênus e à medição do tempo, bem como uma figura semelhante a um humano que pode representar o deus criador Quetzalcoatl.

Pulseiras apresentam decorações misteriosas (Imagem: Miguel Pérez)

De acordo com a equipe, as cavernas eram lugares sagrados associados ao submundo e considerados o útero da Terra pelas culturas pré-hispânicas. Análises feitas revelaram que os artefatos datam do período pós-clássico da história mesoamericana, entre 950 e 1521 d.C. Uma das hipóteses é de que os materiais foram criados por membros de cultura Tlacotepehua que habitava a região.


Alessandro Di Lorenzo

Colaboração para o Olhar Digital

Alessandro Di Lorenzo é formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e atua na área desde 2014. Trabalhou nas redações da BandNews FM em Porto Alegre e em São Paulo.


Postagem Relacionada

Copyright © 2024 Jornal Vertente

Jornal Vertente
Visão geral da privacidade

Este site utiliza cookies para que possamos fornecer a melhor experiência possível ao usuário. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e desempenham funções como reconhecer você quando retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.