O Nintendo Switch 2, previsto para 5 de junho, trará mudanças significativas em termos de conectividade e controles. Entre as novidades, estão a função GameChat e o suporte para mouse USB. Apesar disso não ser uma informação totalmente nova, detalhes apresentados apenas nesta semana chamaram a atenção.
Isso porque a empresa confirmou que a comunicação por voz continuará exigindo o uso de celular, assim como já acontece no modelo anterior. Dessa forma, a nova função tem como objetivo ampliar as formas de interação durante partidas online, além disso, mantém um foco em segurança.
Leia também: Modders portam pistas de Mario Kart World para o Wii antes do lançamento oficial no Switch 2
A Switch 2 integrará a funcionalidade GameChat ao sistema e permitirá conversas por voz e vídeo. Os jogadores poderão usar o microfone embutido no console ou conectar uma câmera adicional para chamadas com imagem.


Entretanto, o uso do GameChat exigirá que o usuário registre um número de celular vinculado à conta Nintendo. Isso porque a Nintendo adotou a verificação por SMS como uma etapa obrigatória para ativar o serviço. Crianças que quiserem utilizar o recurso precisarão do número cadastrado de um responsável legal.
Inicialmente, a GameChat funcionará gratuitamente para todos os usuários. No entanto, a partir de 31 de março de 2026, apenas assinantes do serviço Nintendo Switch Online poderão acessar a função.
A empresa também afirma que poderá armazenar gravações temporárias de áudio e vídeo localmente no console, desde que o usuário aceite essa condição. Dessa forma, a Nintendo pretende reforçar um ambiente online seguro, com monitoramento baseado em denúncias dos próprios jogadores.
Switch 2 amplia suporte a periféricos como mouse USB
Além das melhorias em comunicação, a Switch 2 também oferecerá mais opções de controle. Durante a apresentação do jogo Nobunaga’s Ambition: Awakening Complete Edition, a produtora Koei Tecmo demonstrou o uso de um mouse USB com fio conectado diretamente ao console. O sistema reconheceu o dispositivo automaticamente e concedeu prioridade de uso ao mouse em relação aos Joy-Con 2.
Leia também: Console Nintendo Switch 2 banhado a ouro 24 quilates custará R$ 48.000


Assim, os desenvolvedores apresentaram essa funcionalidade como nativa, sem necessidade de configuração adicional, e ela funcionou de forma fluida durante a apresentação.
O jogador pode alternar entre os controles sem interrupções. Além disso, a Switch 2 continuará oferecendo o modo “mouse” via Joy-Con, mas a possibilidade de conectar um mouse tradicional amplia o conforto para jogos diversos jogos que podem exigir uma precisão um pouco maior. A Nintendo também permitirá ajustes de sensibilidade e configurações específicas para jogadores canhotos.
Fonte: Eurogamer, Endadget


Participe do grupo de ofertas do Adrenaline
Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.
Entre no grupo e aproveite as promoções