Tempestade solar não foi causa de apagão de internet na Espanha

Especialistas afirmam que não houve nenhuma alteração na intensidade da atividade solar no dia do apagão

Imagem: Aitor Serra Martin/Shutterstock

Compartilhe esta matéria

Você deve se lembrar do apagão que deixou Portugal e Espanha no escuro há quase um mês. Investigações estão sendo realizadas e ainda existem muitas dúvidas sobre o que teria causado o blecaute.

Acontece que nesta semana um problema parecido aconteceu em território espanhol. Dessa vez, a falha se deu nas redes móveis, que apresentaram instabilidade em partes do país europeu. E mais uma vez é possível apenas especular sobre o que ocorreu.

Atividade solar não foi responsável pelo apagão

  • Uma das primeiras hipóteses divulgadas apontou que a queda geral dos provedores de internet da Espanha foi causada pela atividade solar.
  • A possibilidade rapidamente ganhou forças nas redes sociais.
  • No entanto, especialistas afirmam que não houve nenhuma alteração na intensidade da atividade solar no dia do apagão.
  • Mais especificamente, nenhuma grande erupção solar ou ejeção de massa coronal (CMEs) foi detectada nos dias que antecederam as interrupções móveis da Espanha em 20 de maio ou apagões de energia anteriores em toda a Península Ibérica.
  • As informações são do portal Space.com.
Sol forte
Atividade solar foi apontada por possível causa da queda da internet (Imagem: titoOnz/Shutterstock)

Leia mais

Entenda os efeitos dos fenômenos causados pelo Sol

Os cientistas explicam que as erupções solares são explosões repentinas de radiação eletromagnética da superfície do Sol. Elas podem chegar à Terra em pouco mais de 8 minutos e têm potencial de afetar os sinais de rádio e GPS.

Já a ejeção de massa coronal é uma enorme nuvem de plasma e campo magnético ejetada do Sol para o espaço. Elas viajam muito mais devagar, levando até três dias para chegar ao nosso planeta, onde podem desencadear tempestades geomagnéticas que, por sua vez, interrompem os sinais de satélites de órbita baixa.

Erupções solares são fenômenos comuns e que podem afetar a comunicação na Terra (Imagem: NASA/GSFC/SDO)

Os dois fenômenos são naturais, mas a latitude da Espanha torna improvável que o país seja afetado fortemente por eles. Por isso, os cientistas rapidamente puderam descartar esta como um das causas do mais recente apagão. A principal suspeita é que tenha havia uma falha técnica durante atualização da rede.


Alessandro Di Lorenzo

Colaboração para o Olhar Digital

Alessandro Di Lorenzo é colaborador no Olhar Digital

Lucas Soares é jornalista formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e atualmente é editor de ciência e espaço do Olhar Digital.


Postagem Relacionada

Copyright © 2024 Jornal Vertente

Jornal Vertente
Visão geral da privacidade

Este site utiliza cookies para que possamos fornecer a melhor experiência possível ao usuário. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e desempenham funções como reconhecer você quando retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.