Tudo sobre Disney
Você já assistiu Procurando Nemo, da Disney Pixar? No filme, o jovem peixe-palhaço Nemo é capturado por um mergulhador para ser levado a um aquário. Então, o pai do protagonista, Marlin (que também é um peixe-palhaço), resolve atravessar o oceano para salvar o filho. Mas tem um probleminha nessa história.
Isso porque a mãe de Nemo faleceu quando ele nem era nascido, o que tornou o pai tão protetor com o filhote. No entanto, cientificamente falando, algo bem diferente aconteceria: nos casos da morte da fêmea do grupo, o macho se torna a nova fêmea dominante. Ou seja, Marlin viraria a mãe de Nemo – e até encontraria outro parceiro.
Vamos entender como esse processo funciona.

Peixes-palhaço machos podem se transformar em fêmeas
Os peixes-palhaço vivem em grupos hierárquicos, geralmente dentro de uma anêmona. Na hierarquia, há uma fêmea dominante, considerada a rainha, um macho reprodutor e outros machos menores. Se a fêmea morre (como aconteceu com a mãe do Nemo), o macho reprodutor se torna a nova fêmea. Já um macho menor, o segundo mais forte do grupo, se torna o novo macho reprodutor.
Esse ‘erro’ em Procurando Nemo veio à tona em um vídeo que viralizou no Reddit. É claro que nem tudo que está na internet é verdade, mas, nesse caso, a transformação do peixe-palhaço macho em fêmea é comprovada cientificamente (dê uma olhada neste artigo científico de 2013 sobre isso).
Vamos entender esse processo:
- A ‘transformação’ do peixe-palhaço em fêmea é um fenômeno natural chamado hermafroditismo sequencial, um tipo de hermafroditismo que a espécie muda de sexo ao longo da vida;
- Com a morte da fêmea dominante, a hierarquia do grupo deve prevalecer. O macho reprodutor é quem ‘sente’ essa necessidade, o que desencadeia um processo de estresse social e alterações hormonais;
- O macho, então, começa a liberar hormônios que transformam seu corpo no corpo de uma fêmea. Assim, ele pode assumir o papel de rainha do grupo e continuar o ciclo reprodutivo;
- Já no lugar que ele ocupava, vem o segundo macho mais dominante do grupo, que passa a ser o novo reprodutor.

Como seria Procurando Nemo neste caso?
Procurando Nemo teve consultoria de biólogos marinhos para tornar tudo mais condizente com a realidade. Mas, cá entre nós, o filme não é um documentário (se fosse, os peixes não falariam) e muitos aspectos foram alterados para apelar ao público infantil.
No caso da Disney Pixar seguir à risca os processos biológicos dos peixes-palhaço, Marlin viraria a nova fêmea do grupo (já que ele era o macho reprodutor) e teria um novo parceiro. Uma transformação e tanto na história.
Leia mais:
A publicação no Reddit já acumula mais de 40 mil interações e mais de 700 comentários. Usuários prontamente comentaram a situação: “não precisava saber disso. Infância arruinada”.
Veja o vídeo completo:
Now you won’t see Finding Nemo in the same light again
byu/nooper-soodles ininterestingasfuck