Olhar do Amanhã: pensar que IAs vão nos destruir é coisa de ficção

Você tem medo da IA se virar contra os humanos? Se sim, você não está sozinho… mas a situação é complexa

Compartilhe esta matéria

Você tem medo da inteligência artificial se virar contra nós, humanos? Se sim, você não está sozinho: muitas pessoas têm esse mesmo receio.

Mas pode ficar tranquilo, porque a IA não tem o mesmo instinto de sobrevivência do que os seres vivos. Na verdade, o problema é outro: a forma como nós estamos lidando e usando a tecnologia, por exemplo no desenvolvimento e na programação dessas máquinas.

Inteligência artificial não funciona da mesma maneira que nós, humanos (Crédito: Flavia Correia via DALL-E/Olhar Digital)

No entanto, mesmo com os avanços das ferramentas artificiais, elas continuam não tendo algo essencial: sentidos. Os sentidos estão atrelados à nossa consciência e nosso cérebro. Portanto, se a tecnologia não os possui, não tem o mesmo senso de consciência que nós.

Moral da história? É bem improvável que as máquinas resolvam nos eliminar. Este é o tema da coluna Olhar do Amanhã desta semana, com o doutor Álvaro Machado Dias, neurocientista, futurista e colunista do Olhar Digital News. Confira!


Vitoria Lopes Gomez

Vitoria Lopes Gomez é redatora no Olhar Digital

Bruno Capozzi

Bruno Capozzi é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP, tendo como foco a pesquisa de redes sociais e tecnologia.


Postagem Relacionada

Copyright © 2024 Jornal Vertente

Jornal Vertente
Visão geral da privacidade

Este site utiliza cookies para que possamos fornecer a melhor experiência possível ao usuário. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e desempenham funções como reconhecer você quando retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.