
Tudo sobre Google
Na última quarta-feira, o Google anunciou que começará a exibir anúncios no Modo IA da Busca, integrando-os às respostas geradas por inteligência artificial “quando forem relevantes”.
Essa mudança faz parte de um teste e inclui anúncios de Pesquisa e Shopping, inicialmente disponíveis nos EUA para usuários de desktop e dispositivos móveis.
Anúncios podem agregar no Modo IA
O Modo IA permite que usuários façam perguntas e recebam respostas geradas por IA, com a possibilidade de aprofundamento. Segundo o Google, anúncios podem ser úteis ao direcionar o usuário a criadores de conteúdo ou ideias de negócio.
Anunciantes que já utilizam campanhas como Performance Max, Shopping e Pesquisa com correspondência ampla estarão automaticamente qualificados para participar.
Apesar de os anúncios representarem a principal fonte de receita do Google — US$ 66,89 bilhões no primeiro trimestre de 2025 —, a aceitação por parte do público ainda é incerta. Uma pesquisa da CivicScience mostra que 36% dos adultos nos EUA desconfiam do uso de IA em publicidade.
Leia mais:

Concorrência aposta na mesma estratégia
- Concorrentes como Perplexity, Microsoft e OpenAI também vêm testando ou considerando anúncios em seus serviços de IA.
- Além disso, o Google informou que vai expandir os anúncios nos AI Overviews, que geram resumos automatizados nas buscas.
- Esses anúncios, identificados como “Patrocinados”, também serão exibidos quando considerados relevantes, com expansão prevista para outros países e idiomas futuramente.
A iniciativa levanta preocupações entre editores, que temem perder receita. O Google afirma que está ouvindo o setor enquanto desenvolve seus recursos de busca com IA.
