Google: a busca terá uma cara nova

Empresa inicia testes com publicidade integrada ao Modo IA e amplia presença de anúncios em resumos automatizados

Imagem: PixieMe/Shutterstock

Compartilhe esta matéria

Na última quarta-feira, o Google anunciou que começará a exibir anúncios no Modo IA da Busca, integrando-os às respostas geradas por inteligência artificial “quando forem relevantes”.

Essa mudança faz parte de um teste e inclui anúncios de Pesquisa e Shopping, inicialmente disponíveis nos EUA para usuários de desktop e dispositivos móveis.

Anúncios podem agregar no Modo IA

O Modo IA permite que usuários façam perguntas e recebam respostas geradas por IA, com a possibilidade de aprofundamento. Segundo o Google, anúncios podem ser úteis ao direcionar o usuário a criadores de conteúdo ou ideias de negócio.

Anunciantes que já utilizam campanhas como Performance Max, Shopping e Pesquisa com correspondência ampla estarão automaticamente qualificados para participar.

Apesar de os anúncios representarem a principal fonte de receita do Google — US$ 66,89 bilhões no primeiro trimestre de 2025 —, a aceitação por parte do público ainda é incerta. Uma pesquisa da CivicScience mostra que 36% dos adultos nos EUA desconfiam do uso de IA em publicidade.

Leia mais:

Google já iniciou testes nos EUA e amplia presença da publicidade no futuro da busca – Imagem: Google

Concorrência aposta na mesma estratégia

  • Concorrentes como Perplexity, Microsoft e OpenAI também vêm testando ou considerando anúncios em seus serviços de IA.
  • Além disso, o Google informou que vai expandir os anúncios nos AI Overviews, que geram resumos automatizados nas buscas.
  • Esses anúncios, identificados como “Patrocinados”, também serão exibidos quando considerados relevantes, com expansão prevista para outros países e idiomas futuramente.

A iniciativa levanta preocupações entre editores, que temem perder receita. O Google afirma que está ouvindo o setor enquanto desenvolve seus recursos de busca com IA.

Novidade marca integração de anúncios em respostas com inteligência artificial – Imagem: Google


Leandro Costa Criscuolo

Colaboração para o Olhar Digital

Leandro Criscuolo é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Já atuou como copywriter, analista de marketing digital e gestor de redes sociais. Atualmente, escreve para o Olhar Digital.

Bruno Capozzi

Bruno Capozzi é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP, tendo como foco a pesquisa de redes sociais e tecnologia.


Postagem Relacionada

Copyright © 2024 Jornal Vertente

Jornal Vertente
Visão geral da privacidade

Este site utiliza cookies para que possamos fornecer a melhor experiência possível ao usuário. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e desempenham funções como reconhecer você quando retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.