Novo supercomputador chega ao Brasil e fará a diferença na sua vida

O novo supercomputador do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) chegou ao Brasil na terça-feira (20). Segundo estimativa do órgão, o equipamento vai começar a funcionar em junho.

“Ok, mas e daí?”, você pode estar pensando. Bem, o equipamento vai melhorar a qualidade de um serviço importante prestado pelo Inpe: a previsão do tempo. Não só no sentido cotidiano – te informar se vai chover, por exemplo. Mas também na hora de enfrentar desastres naturais.

Supercomputador marca ‘nova era’ para o Inpe

O novo supercomputador vai ser usado para “previsões numéricas de tempo, clima e ambientais”, explicou a Coordenação de Infraestrutura de Dados e Supercomputação (COIDS), do Inpe, em nota publicada no site do governo federal.

Novo supercomputador do Inpe vai ser usado para “previsões numéricas de tempo, clima e ambientais” (Imagem: Divulgação/Inpe)

Quando o supercomputador começar a funcionar, “representará um salto significativo na capacidade de processamento de dados do Inpe”, diz a nota. Ainda segundo o texto, o equipamento vai oferecer o seguinte:

  • Aprimoramento dos modelos numéricos de previsão do tempo e clima;
  • Desenvolvimento de simulações ambientais mais detalhadas e precisas;
  • Avanço no monitoramento e previsão de eventos extremos (secas, tempestades);
  • Fortalecimento dos estudos sobre mudanças climáticas.

A instalação do equipamento marca uma nova era para a capacidade computacional do Inpe.

Trecho da nota da Coordenação de Infraestrutura de Dados e Supercomputação (COIDS), do Inpe, sobre o novo supercomputador.

O novo supercomputador vai ser útil para o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) e para a Defesa Civil, segundo o Inpe. Além disso, vai ajudar os setores de energia e agricultura.

Chegada do supercomputador

O supercomputador do Inpe chegou ao Brasil no aeroporto de São José dos Campos, no interior do estado de São Paulo. Adquirido por meio de licitação pela empresa HPE-Cray em 2024, o equipamento custou R$ 25 milhões, segundo o G1.

Homem dirigindo empilhadeira carregando caixa com novo supercomputador do Inpe enquanto outro homem o auxilia em armazém
Novo supercomputador do Inpe chegou ao Brasil no aeroporto de São José dos Campos, no interior de São Paulo (Imagem: Divulgação/Inpe)

Até a conclusão da documentação alfandegária, que deve ocorrer nos próximos dias, o supercomputador vai ficar numa área restrita do aeroporto.

  • Para quem não sabe: a alfândega fiscaliza a entrada de mercadorias no país.

Leia mais:

Supercomputador Tupã, do Inpe
Novo supercomputador vai substituir o supercomputador Tupã, usado pelo Inpe desde 2010 (Imagem: Divulgação/Inpe)

Após a liberação aduaneira, o supercomputador vai ser levado para o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (Cptec). Ele fica numa unidade do Inpe em Cachoeira Paulista (SP).

Lá, o equipamento vai substituir o supercomputador Tupã, usado pelo Inpe desde 2010. Para você ter ideia, o novo supercomputador faz em alguns minutos o que o Tupã leva cerca de 23 horas para fazer.

Postagem Relacionada

Copyright © 2024 Jornal Vertente

Jornal Vertente
Visão geral da privacidade

Este site utiliza cookies para que possamos fornecer a melhor experiência possível ao usuário. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e desempenham funções como reconhecer você quando retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.