Asteroide recém-descoberto passa “de raspão” pela Terra

Um asteroide recém-descoberto, com cerca de 16 metros de diâmetro (equivalente a um prédio de quatro andares), vai passar muito perto da Terra nesta quarta-feira (21), a apenas 30% da distância entre nosso planeta e a Lua.

Denominado 2025 KF, o objeto vai cruzar o céu a uma velocidade de 41.650 km/h. Segundo o Laboratório de Propulsão a Jato (JPL) da NASA, a maior aproximação ocorrerá às 14h30 (pelo horário de Brasília), quando ele passará “de raspão” a cerca de 115 mil km do polo sul da Terra – uma distância extremamente curta em termos astronômicos.

Representação gráfica da aproximação do asteroide 2025 KF com a Terra em 21 de maio de 2025. Crédito: CNEOS

Apesar da proximidade, o asteroide não representa ameaça, já que é pequeno demais para causar danos. Mesmo que colidisse com a Terra, seria desintegrado ao entrar na atmosfera. Ele também não oferece perigo à Lua, de quem deve se aproximar a, no máximo, 226 mil km.

Para ser considerado um risco real, um objeto precisa ter pelo menos 150 metros de diâmetro, ou seja, quase dez vezes o tamanho do asteroide 2025 KF.

Leia mais:

De acordo com o Minor Planet Center, essa rocha espacial foi descoberta na última segunda-feira (19) por astrônomos do projeto MAP, que opera no deserto do Atacama, no Chile. O rápido rastreamento do 2025 KF mostra a eficiência das redes de monitoramento internacional.

Desde 1998, a NASA já catalogou mais de 40 mil asteroides que se aproximam da Terra. Desse total, cerca de 4.700 são classificados como potencialmente perigosos, com base em seu tamanho e rota de aproximação. O 2025 KF, felizmente, não está entre eles.

Todos os dias, asteroides passam relativamente próximos da Terra. Crédito: mikdam – iStockPhoto

O painel online de observação de asteroides da NASA oferece uma ferramenta que permite monitorar NEOs em tempo real.

É possível acompanhar a localização exata de milhares de asteroides e cometas, as próximas cinco aproximações da Terra e explorar missões passadas, presentes e futuras a NEOs. 

Esta visualização interativa usa dados do Centro de Estudos de Objetos Próximos da Terra (CNEOS) do JPL, que calcula órbitas de alta precisão para NEOs em apoio ao Escritório de Coordenação de Defesa Planetária da NASA.


Postagem Relacionada

Copyright © 2024 Jornal Vertente

Jornal Vertente
Visão geral da privacidade

Este site utiliza cookies para que possamos fornecer a melhor experiência possível ao usuário. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e desempenham funções como reconhecer você quando retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.