Tudo sobre Inteligência Artificial
Ramanathan V. Guha, pesquisador da Microsoft, criou um protocolo aberto para a web chamado NLWeb. Resumindo: ele deixaria você fazer buscas em sites igual você (provavelmente) faz no ChatGPT. Para Guha, isso é parte de algo enorme.
O anúncio do novo protocolo ocorreu durante o Microsoft Build, conferência anual da empresa voltada para desenvolvedores. A edição de 2025 começou nesta segunda-feira (19).
NLWeb: novo protocolo da Microsoft para web faz parte de quarta revolução na tecnologia, diz pesquisador
“Já tivemos três grandes revoluções na computação pessoal: interfaces gráficas, a internet e os dispositivos móveis”, disse Guha.
Estamos agora vivendo a quarta [revolução]: a comunicação com computadores em linguagem natural.
Ramanathan V. Guha, pesquisador da Microsoft, durante a conferência Build 2025
Para o pesquisador, essa nova era não é apenas sobre inteligência artificial (IA). Mas sobre como torná-la acessível e útil para qualquer pessoa. É aí que entra o NLWeb.
Afinal, o que é o protocolo NLWeb da Microsoft?
O NLWeb é um protocolo aberto cujo objetivo é democratizar o acesso às interfaces baseadas em linguagem natural.
A proposta do novo protocolo é simples e ambiciosa: permitir que qualquer desenvolvedor ou dono de site adicione um chatbot personalizado em poucos minutos.
Com apenas algumas linhas de código e uma escolha de modelo de IA, é possível criar uma experiência de conversa que utiliza os dados do próprio site para oferecer respostas mais precisas e contextualizadas.
- Diferentemente de buscadores genéricos, o NLWeb permite interações naturais dentro do ecossistema de cada plataforma.
Guha demonstrou isso com exemplos práticos. Um deles foi o site Serious Eats, que sugeriu pratos vegetarianos picantes para o Diwali. Outro foi a loja Backcountry, que recomendou casacos ideais para o frio de Quebec. A chave aqui é memória contextual e personalização.
A Microsoft já trabalha com empresas como TripAdvisor, Eventbrite e Shopify para integrar o protocolo, numa tentativa de padronizar o acesso a interações baseadas em linguagem natural (a que você usa para conversar).
- O que muda: ao contrário de acordos exclusivos como os da OpenAI, o NLWeb é aberto, permitindo maior adoção e flexibilidade.
Importância (e desafios) do novo protocolo aberto para a web
Por trás da simplicidade está uma revolução logística, apontou o Verge. Em vez de manter um custoso índice de busca, como fazem os grandes mecanismos, o NLWeb utiliza dados como feeds RSS inseridos em bancos de dados vetoriais, o que economiza recursos.
- Em outras palavras (e simplificando bastante): é “muito mais barato do que uma busca tradicional”, disse Guha.
Por que Guha é considerado um veterano? Para começar, ele é um dos criadores do RSS (ajudou a tornar a web mais acessível e legível) e do Schema.org (estruturou a web para torná-la pesquisável).
Agora, com o NLWeb, o pesquisador aposta novamente num padrão que pode se tornar essencial para a web. No entanto, ele reconhece que o sucesso do projeto depende da adesão da comunidade. E de gigantes como Google e Meta. Muitas empresas preferem seguir seus próprios caminhos.
Talvez o maior desafio enfrentado pelo NLWeb seja que a história da web mostra que tudo se centraliza, aponta o Verge. “Não há muitas evidências de que esse tipo de descentralização massiva possa realmente funcionar.”
Leia mais:
Qual a vantagem para a Microsoft?
O que a Microsoft ganha com o NLWeb? Primeiro, a empresa parece querer que todos comecem a implementar interfaces conversacionais e ferramentas de IA. Depois, espera que a maioria dessas empresas pague por alguma ferramenta baseada em agentes da Microsoft, hospedada no Azure.
Atualmente, o NLWeb está conectado ao Model Context Protocol (MCP), projeto aberto criado pela Anthropic também voltado para ajudar desenvolvedores a integrar recursos de IA a websites. E a Microsoft quer conectar o MCP às suas ofertas de IA.
Se vingar, o NLWeb seria muito maior do que a Microsoft. Mas nem o próprio Guha sabe os próximos capítulos dessa história. A ver.
Matéria em atualização. Mais informações em breve…