O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) confirmou no final da semana o primeiro caso de gripe aviária numa granja comercial no Brasil, no município de Montenegro, no Rio Grande do Sul. Já no sábado (17), a pasta comunicou que rastreou o destino dos ovos e que eles serão destruídos.
O ministério tranquilizou a população: a doença não é transmitida pelo consumo dos ovos, nem da carne das aves. O risco de infecção em humanos é baixo.
O Ministério da Agricultura e Pecuária anunciou a detecção do vírus da influenza aviária de alta patogenicidade (IAAP) na quinta-feira (15), em nota à imprensa. Segundo a pasta, é o primeiro foco da doença detectado em um sistema de avicultura comercial no Brasil.
A ocorrência foi em Montenegro, município no RS, mas os ovos foram enviados para granjas no Paraná, Minas Gerais e no próprio RS. Eles não eram destinados para consumo humano, mas sim como matriz para fertilização de novas aves.

O ministério afirmou no sábado (17) que os ovos seriam destruídos, medida que faz parte do plano de contingência para a doença. No entanto, o órgão ressaltou que não há comprovação que os exemplares tenham o vírus H5N1, causador da gripe aviária, mas que se trata de uma medida preventiva para evitar contaminações em animais vivos em outros locais.
Imagens divulgadas pela agência Reuters mostraram que os ovos na granja de Montenegro já foram queimados em buracos no chão.
Leia mais:
Risco de contaminação humana é baixo
O Ministério reforçou que a gripe aviária não é transmitida pelo consumo dos ovos, nem da carne das aves. Normalmente, a transmissão acontece entre tratadores de animais e profissionais com contato frequente com as espécies infectadas (vivas ou mortas).
A pasta escreveu que o plano de contingência da doença inclui o treinamento de técnicos veterinários do serviço público e privado, ações de educação sanitária e atividades de vigilância nos pontos de entrada de animais e produtos derivados no Brasil. Segundo o órgão, as medidas são eficientes para impedir a gripe aviária no país nos últimos 20 anos.

Por que países pararam de comprar frango brasileiro?
- Após a detecção do foco da gripe aviária, China, União Europeia, Argentina, Uruguai, Chile e México suspenderam as importações de frango vindas do Brasil;
- O ministro da Agricultura, em entrevista à GloboNews, afirmou que o problema não está no consumo humano, mas na contaminação dos plantéis comerciais devido à carcaça do animal infectado.