Monitorar os níveis de estresse é fundamental para uma boa saúde. É por isso que pesquisadores têm criado novas formas de identificar o chamado estresse crônico, uma condição que pode levar até ao desenvolvimento de doenças como o Alzheimer.
Um das novidades neste sentido é um fio dental desenvolvido por pesquisadores da Tufts University, dos Estados Unidos. Ele é capaz de medir os níveis de estresse através do monitoramento da química da sua saliva.
Monitoramento de hormônio ligado ao estresse
- A invenção consiste em um fio microfluídico inserido no já tradicional equipamento de limpeza bucal.
- Segundo os pesquisadores, ele é capaz de canalizar a saliva para um pequeno sensor eletroquímico embutido.
- Dessa forma, permite monitorar os níveis de cortisol, um hormônio produzido pelas glândulas supra-renais em resposta ao estresse.
- O novo fio dental foi descrito em um estudo publicado na revista ACS Applied Materials and Interfaces.

Leia mais
Análise demora apenas 10 minutos
Os cientistas explicam que quando o fio canaliza a saliva para o sensor, as moléculas de cortisol geram um sinal que é enviado para um dispositivo móvel, como um telefone. Quanto mais moléculas se reunirem, mais forte será o sinal, o que significa um nível mais alto de cortisol (e de estresse).
O tempo necessário para esta análise é de apenas 10 minutos e o dispositivo foi considerado tão eficaz quanto o teste de saliva ELISA, um dos mais utilizados atualmente. Os pesquisadores acreditam que, no futuro, o fio dental poderia medir outros biomarcadores na saliva.

Apesar dos resultados promissores, não há informações de quando esta tecnologia pode ser liberada para o uso do público geral. Independentemente de quando isso aconteça, será mais uma ferramenta importante para medirmos a nossa saúde.