Novo fio dental pode revelar se você está estressado

O dispositivo monitora os níveis de cortisol, um hormônio produzido em resposta ao estresse, presentes na saliva

Boca de um homem em close. Ele utiliza fio dental para escovar os dentes, representando o cuidado diário com a higiene bucal. / Crédito: MashaSay (Shutterstock/reprodução)

Compartilhe esta matéria

Monitorar os níveis de estresse é fundamental para uma boa saúde. É por isso que pesquisadores têm criado novas formas de identificar o chamado estresse crônico, uma condição que pode levar até ao desenvolvimento de doenças como o Alzheimer.

Um das novidades neste sentido é um fio dental desenvolvido por pesquisadores da Tufts University, dos Estados Unidos. Ele é capaz de medir os níveis de estresse através do monitoramento da química da sua saliva.

Monitoramento de hormônio ligado ao estresse

  • A invenção consiste em um fio microfluídico inserido no já tradicional equipamento de limpeza bucal.
  • Segundo os pesquisadores, ele é capaz de canalizar a saliva para um pequeno sensor eletroquímico embutido.
  • Dessa forma, permite monitorar os níveis de cortisol, um hormônio produzido pelas glândulas supra-renais em resposta ao estresse.
  • O novo fio dental foi descrito em um estudo publicado na revista ACS Applied Materials and Interfaces.
Este novo fio dental é capaz de medir o estresse (Imagem: Tufts University)

Leia mais

Análise demora apenas 10 minutos

Os cientistas explicam que quando o fio canaliza a saliva para o sensor, as moléculas de cortisol geram um sinal que é enviado para um dispositivo móvel, como um telefone. Quanto mais moléculas se reunirem, mais forte será o sinal, o que significa um nível mais alto de cortisol (e de estresse).

O tempo necessário para esta análise é de apenas 10 minutos e o dispositivo foi considerado tão eficaz quanto o teste de saliva ELISA, um dos mais utilizados atualmente. Os pesquisadores acreditam que, no futuro, o fio dental poderia medir outros biomarcadores na saliva.

Dispositivo analise níveis de cortisol, um biomarcador do estresse, na saliva (Imagem: Francisco Moreno/Unsplash)

Apesar dos resultados promissores, não há informações de quando esta tecnologia pode ser liberada para o uso do público geral. Independentemente de quando isso aconteça, será mais uma ferramenta importante para medirmos a nossa saúde.

Alessandro Di Lorenzo

Colaboração para o Olhar Digital

Alessandro Di Lorenzo é colaboração para o olhar digital no Olhar Digital

Postagem Relacionada

Copyright © 2024 Jornal Vertente

Jornal Vertente
Visão geral da privacidade

Este site utiliza cookies para que possamos fornecer a melhor experiência possível ao usuário. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e desempenham funções como reconhecer você quando retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.